Matemática é dificuldade para mais de 70% dos estudantes no Brasil

In ABCD, Educação On
- Updated
Pixabay/Divulgação

No campo matemático, Brasil está, por exemplo, cerca de três anos atrás da média internacional

Mais de 70% das crianças e adolescentes no Brasil têm dificuldades básicas em Matemática, segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

Apenas 27% dos alunos brasileiros atingiram o nível 2 de proficiência nessa área.

Em comparação, a média global, conforme dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), é de 69%.

O que indica que o Brasil está aproximadamente três anos atrás da média internacional.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) revela, ainda, outro dado preocupante.

Em uma a cada cinco cidades brasileiras, alunos do 5º ano têm desempenhos muito baixos em Matemática.

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática e professora na Escola Lourenço Castanho, Débora de Oliveira ressalta a necessidade de os professores estarem atentos e constantemente revisando suas práticas.

“É preciso repensar, assim como é importante que eles se envolvam em grupos de discussões e reflexões com seus pares para que sempre tenham novas maneiras de garantir a aprendizagem da Matemática dos seus alunos”, ressalta.

Tarefas simples

A avaliação do Inep mostra, ainda, que dificuldades em Matemática aparecem em tarefas simples.

Entre elas, portanto, somar moedas e converter horas em minutos, por exemplo.

Contudo, o tema é muito mais amplo, e essa visão precisa ser transmitida aos estudantes.

“Trata-se de uma Ciência Humana. Desenvolver essa percepção nos alunos garante seu engajamento, pois é uma ciência que envolve tanto aspectos práticos quanto o desenvolvimento de um cidadão crítico e ciente de suas responsabilidades sociais”, completa Débora.

A professora enfatiza que não é suficiente que os alunos apenas se envolvam com a Matemática prática do dia a dia, mas que é crucial o desenvolvimento da capacidade de pensar criticamente sobre as relações presentes no mundo e de realizar análises para fazer inferência a partir dos dados coletados.

Tecnologia e carreiras

Débora destaca que a tecnologia, desde o desenvolvimento da escrita, tem causado impactos no ensino.

Segundo pesquisa do Instituto Semesp, três em cada quatro professores veem o uso de recursos tecnológicos e Inteligência Artificial como ferramentas valiosas para a educação.

“Nos dias de hoje, as contribuições envolvem a materialidade de modelos matemáticos, de regularidades, usando tanto materiais manipulativos quanto simuladores de situações, para que o aluno sempre possa se envolver em novas maneiras de pensar e fazer Matemática, e não apenas relacionada a técnicas operatórias sem um contexto”, afirma.

Ela também ressalta a importância das carreiras ligadas à Matemática.

E enfatiza a necessidade de novos modelos para enfrentar os desafios emergentes, como aquecimento global, falta de moradia e organização espacial.

“A tendência do futuro no campo da Matemática é pensar novos modelos para resolver esses problemas”, afirma. “Além disso, temos as novas profissões que estão diretamente relacionadas à Matemática e à era digital, como o criptógrafo digital, que desenvolve códigos matemáticos para proteger dados. Trata-se de um profissional muito usado em bancos, por exemplo”, conclui.  

Sobre Débora de Oliveira

Débora é doutora em Ensino de Ciências e Matemática, mestre em Educação, licenciada em Matemática e coautora de material didático da Educação Infantil.

Na Escola Lourenço Castanho, além de professora de Matemática, é coordenadora da Educação Infantil ao 9º ano.

Sobre a Escola Lourenço Castanho 

Oferece um projeto pedagógico inovador, que extrapola o trabalho com os conteúdos produzidos pelas grandes áreas do conhecimento.

Investe também no desenvolvimento da autonomia e da crítica, na análise da dimensão social construída pelos estudantes e na vinculação com o saber.

Ao longo dos anos, a Escola mantém o compromisso com seus princípios, consolidando, em conclusão, a formação integral como a base de seu projeto pedagógico-educacional.

You may also read!

Carnaval de São Caetano é sucesso de público no Chico Mendes

Alalaô, ô, ô, ô, ô, ô, ô... mas que calooor, ô, ô, ô, ô, ô, ô! Nunca antes na

Read More...

Pesquisa do SUS aponta que ansiedade entre crianças e adolescentes tem superado a de adultos

Casos impactam diretamente, em primeiro lugar, a criatividade dos jovens A ansiedade entre crianças e adolescentes tem superado, por exemplo

Read More...

Março Amarelo: endometriose pode afetar técnicas de reprodução humana e causar impacto na fertilidade; Entenda

Considerada a segunda doença mais frequente entre mulheres na sua fase reprodutiva, endometriose pode levar até sete anos para

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu