Meninos e Menina do ABCD formam a Bancada da Juventude

In ABCD, Canto do Joca, Política On
- Updated
Matheus, Danilo, Marcio Jr., João, Diego, Clovis e Léo no lançamento da Bancada da Juventude. Foto: Joaquim Alessi

Joaquim Alessi

Nove jovens vereadores da região (todos com no máximo 29 anos de idade) acabam de lançar a inédita a instigante Bancada de Juventude.

São os Meninos e um Menina do ABCD. Pena que seja uma menina só, por enquanto.

E por que “Meninos e Menina”? Porque na primeira coletiva do grupo (à qual compareceram sete deles) veio à mente a canção “Meninos do Brasil”.

Lançada a 10 de janeiro de 1980 (há 45 anos, portanto), por Moraes Moreira, no álbum “Bazar Brasileiro”, a música é um hino à juventude.

Ele cita nominalmente seu filho Davi, Pedro (filho de Gil, que morreria precocemente 10 anos depois), Moreno, de Caetano….e outros.

Vale lembrar a letra: “Os Amaros, Morenos e Davis; os Pablos, Pedrinhos, todos esses guris; vão botar pra quebrar, lá pelo 2000”.

E a frase mais emblemática: “Levo fé, mesmo que para mim, então, não dê mais pé; ainda assim estarei a favor de maré…”

É bem por aí que os mais velhos devemos encarar a postura desses Meninos e Menina do ABCD.

Pode até pintar uma falha aqui ou acolá, no começo, porque o ineditismo e a ousadia as permitem-nas. Mas é louvável. Levemos fé!

A idade, a falsa idade e a falsidade

Há a muito o que se observar, falar, debater… “Política é a arte da conversa”, no ensinou o Dr. Ulysses Guimarães, muitas vezes incompreendido.

Na pergunta ao grupo, na coletiva, impossível deixar de lembrar, por exemplo, que o ABCD já teve o prefeito mais jovem do Brasil.

Nas eleições de 1976, Rio Grande da Serra virou manchete nacional ao eleger o jovem Aarão Teixeira, com apenas 19 anos de idades, o chefe do Executivo.

E vivíamos sob um regime militar pesado, uma ditadura que via nos jovens seus principais oponentes.

A luta pelo fim da ditadura começou, de fato, com um bando de jovens estudantes reunindo-se no Largo da Batata, em Pinheiros, e levando cacetada, gás de pimenta e muita repressão.

Cabe, porém, uma observação: mesmo com 19 anos, Aarão Teixeira (que voltou a disputar a Prefeitura agora em 2024), não tinha uma linha política exatamente jovem.

Ou seja, a idade às vezes falseia aquilo que se pretende classificar de novo. Tem até partido novo mais velho que a própria política.

Tudo isso para dizer que o movimento deve levar fé, mas, parafraseando Caetano, o monumento não pode ser de “papel crepom e prata”.

Bancada Jovem

Mas, o que importa aqui é tratar do projeto, encabeçado por João Viana (Cidadania), de 24 anos, vereador em São Bernardo do Campo.

Ele visa, em primeiro lugar, a fortalecer participação jovem na política e discutir temas como educação, emprego e mobilidade.

Só isso já é fundamental, pois, como disse João, “a juventude representa 20% da população da região, mas somente 6% dos vereadores se encaixam nesse pefil”.

O primeiro encontro teve a participação de sete parlamentares de seis diferentes siglas: João Viana (Cidadania/São Bernardo do Campo), Clóvis Girardi (PT/Santo André), eleito com 29 anos, completou 30 em 3 de janeiro de 2025; Diego Cabral (MDB/Santo André), 29 anos; Márcio Jr. (Podemos/Diadema), 28 anos; Danilo do Teco (Podemos/Mauá), 28 anos; Matheus Brizotto (PL/Ribeirão Pires), 28 anos; e Léo Alves (PSDB/Rio Grande da Serra), 22 anos.

Lucas Almeida (União/Diadema), 29 anos; e Bruna Biondi (Psol/São Caetano), 25 anos, não foram.

O encontro, destaca João, marca o início de um movimento coletivo que busca ampliar a participação dos jovens na política.

Além disso, na elaboração de diretrizes que atendam melhor às necessidades dessa parcela da população.

Os vereadores reforçaram, no encontro inaugural, o compromisso de dar continuidade ao projeto e fortalecer a cooperação entre os municípios.

Isso para tornar a juventude do ABCD, em conclusão, protagonista na construção de políticas públicas efetivas.

Levo fé!

You may also read!

Craque Falcão atuará em jogo festivo na Abertura da Copa São Bernardo de Futsal

Partida será na quinta-feira (31.07); ingressos devem ser retirados, em primeiro lugar, em troca de um quilo de alimento

Read More...

Momento “Mãos ao Alto!”

Por Marli Gonçalves* Momento pavoroso vivemos, o país sombrio em um compasso de espera, inseguro. Que momento triste este ao

Read More...

Em Osasco, Lula garante ao Jardim Represa, em São Bernardo, R$ 215 milhões

Projeto desenvolvido pela Prefeitura está, em primeiro lugar, entre as iniciativas contempladas pelo Novo PAC Seleções, do Governo Federal São

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu