Para evitar interrupção de obras, Senado aprova aumento de prazo dos restos a pagar

In ABCD, Canto do Joca, Economia On
- Updated
Foto: Reprodução Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo

Texto do PLP 22/25 define, em primeiro lugar, que recursos previstos para obras ainda em andamento sejam assegurados e estende prazo até 2026

Projeto aprovado esta semana no Senado — o PLP 22/2025 — prevê, acima de tudo, que a liquidação de restos a pagar não processados desde 2019 seja prorrogada até 2026.

O objetivo do texto é garantir que projetos e obras públicas, como obras em estradas, escolas e hospitais, não sejam paralisadas. 

Restos a pagar

Os restos a pagar são despesas empenhadas pela administração pública de gastos autorizados — mas ainda não pagos — em um exercício financeiro, mas que não foram pagas até o final desse exercício. Essas despesas ficam “pendentes” para serem pagas no exercício seguinte.

Pela lei vigente hoje, esses valores são cancelados caso a ação ou obra não avance dentro de um período específico. O que o PLP 22/2025 prevê é, justamente, estender esse prazo, permitindo a quitação dessas despesas até o final de 2026. E, assim, evitar a paralisação desses projetos. 

Exceção

Pelo texto, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), não poderão ser pagos valores referentes a obras e serviços que estiverem sob investigação ou com indícios de irregularidades, exceto quando houver conclusão favorável das apurações ou regularização das pendências dentro do prazo legal.

O texto agora segue para análise da Câmara dos Deputados.

Com informações da Agência Senado
 

#Congresso Nacional#Infraestrutura#Política

Fonte: Brasil 61

You may also read!

Expectativa

Por Marli Gonçalves* Incrível como praticamente baseamos nossas vidas na tal da expectativa, inclusive a de vida para ver se

Read More...

Casal namorou franquia de açaí até virar casamento

Conheça, em primeiro lugar, a história dos jovens franqueados Gustavo e Ana Paula que conseguiram depois de 8 anos

Read More...

Transportes Metropolitanos de SP terão operação especial no Carnaval; confira

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) divulga, em primeiro lugar, a operação do Metrô, CPTM e EMTU para o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu