Cazoolo e iFood firmam parceria e desenvolvem embalagem retornável

In ABCD, Inovação On
- Updated
Imagens: Divulgação/Braskem

Projeto inovador visa, em primeiro lugar, diminuir o resíduo no delivery e incentivar o consumo consciente

O Cazoolo, lab de design de embalagens circulares da Braskem, anuncia, portanto, parceria estratégica com o iFood, empresa brasileira de tecnologia referência no delivery online, para o desenvolvimento de embalagens retornáveis.

A iniciativa buscou, acima de tudo, diminuir o descarte de resíduos no delivery.

Além disso, incentivar o consumo consciente, sem deixar de lado a experiência do consumidor.

O projeto visou validar a embalagem com um grupo de restaurantes e de consumidores, para, no futuro, chegar na fase de planejamento do piloto.

Fabio Sant’Ana, responsável por Desenvolvimento de Mercado e Novos Negócios no Cazoolo, comenta sobre o projeto.

E ressalta que o mesmo tem, em suma, grande potencial de impactar positivamente o mercado de delivery.

Isso porque tudo foi desenvolvido, da mesma forma, com uma visão de design centrada no usuário.

Sempre buscando entregar excelência na operação do restaurante, no consumo do alimento e na devolução da embalagem.

“O desenvolvimento de embalagens retornáveis representa um passo significativo em direção à sustentabilidade na prática. Estamos constantemente em busca de promover o design circular das embalagens, melhorar a gestão de resíduos e minimizar o impacto em todas as etapas da cadeia”, afirma, em resumo.

Requisitos

O projeto teve como requisitos que a embalagem fosse de fácil reciclagem na cadeia pós-consumo.

Também não vazasse durante o transporte e tivesse fácil limpeza para viabilizar novos ciclos de uso.

Sem falar na alta eficiência, tanto na operação do restaurante quanto na logística de envio e retorno para o reúso.

“Pesquisamos todos os requisitos de uma embalagem retornável e as maiores dores do delivery para criar um modelo ideal. Depois, rodamos o Circular Design Sprint – programa do Cazoolo focado em acelerar projetos circulares para criar, prototipar e refinar o projeto até termos a solução ideal, sempre em um curto espaço de tempo. Com o projeto finalizado, foi o momento de pegarmos a percepção dos restaurantes e consumidores, e tivemos respostas muito positivas”, comenta Sant’Ana.

Teste com restaurantes e consumidores

Os representantes do Cazoolo e do iFood realizaram uma pesquisa com proprietários de restaurantes e consumidores para desenvolver o design da embalagem retornável.

Informações sobre a operação das entregas e as características ideias para uma embalagem, até o seu consumo, pós-consumo e visual foram avaliadas pelo time para o desenvolvimento da solução.

“Este foi um processo fundamental na nossa jornada. Conseguimos identificar os pontos mais sensíveis e entender até onde o consumidor estaria disposto a mexer na sua jornada padrão, com embalagens descartáveis, para uma com embalagens retornáveis, em prol de um delivery com menos resíduos”, complementa Sant’Ana.

Os resultados alcançados atenderam totalmente a expectativa do iFood.

“A preocupação com as embalagens entregues aos consumidores sempre marcou presença em nosso negócio. Para alcançar nossos objetivos de sustentabilidade, buscamos parceiros inovadores e trabalhar lado a lado com o Cazoolo representou um avanço rumo às soluções mais sustentáveis”, afirma, em conclusão, Fabiane Staschower, coordenadora sênior de sustentabilidade do iFood.

You may also read!

São Bernardo formaliza entrega de área com mais de 22 mil m² para ‘Cidade da Polícia’ e confirma DDM 24h 

Estrutura irá garantir atendimento ininterrupto às mulheres vítimas de violência e reunirá, em um único espaço, diferentes órgãos especializados

Read More...

Carnaval exige atenção redobrada nas estradas

Avanço das tecnologias de segurança veicular alertam motoristas, por exemplo, sobre os riscos no trânsito O aumento do fluxo nas

Read More...

Rio Grande da Serra participa de reunião com a primeira-dama do Estado, Cristiane Freitas, sobre programas de qualificação profissional

Encontro no Palácio dos Bandeirantes apresentou, em primeiro lugar, resultados na Grande São Paulo e reforçou parceria para ampliar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu