Consórcio ABC inicia construção de plano regional de emergências climáticas

In ABCD On
- Updated
Fotos: Divulgação/Consórcio ABC

Interlocução com os governos estadual e federal também foi elencada, além disso, como prioridade para área de Meio Ambiente

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC reuniu nesta terça-feira (18.02) representantes das secretarias de Meio Ambiente da região para definir, acima de tudo, as pautas prioritárias para a área nas sete cidades, conforme deliberação da assembleia geral de prefeitos de janeiro.

O principal tema apontado foi, portanto, o início do processo de construção de um plano regional de emergências climáticas.

A pauta já tem sido discutida em âmbito regional há alguns anos.

Em 2016, em parceria com o Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), o Consórcio ABC publicou o Inventário Regional sobre Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e o Plano de Ação de Enfrentamento às Mudanças Climáticas.

Os mesmos resultaram de estudos realizados com colaboração de técnicos das áreas de Meio Ambiente, Defesa Civil, Resíduos Sólidos, Transporte e Energia das sete cidades.

Em maio do ano passado, a entidade regional firmou filiação ao Iclei.

E passou a integrar uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável.

Com isso, passou a ter acesso a consultoria técnica, capacitação, intercâmbio de experiências, participação em projetos e eventos, entre outros benefícios.

Reforçar interlocução

Agora, a diretriz do Grupo de Trabalho (GT) Meio Ambiente para 2025 é, além de dar continuidade nas ações desenvolvidas pelo Consórcio ABC e pelas prefeituras, reforçar a interlocução com os governos estadual e federal na área ambiental para o desenvolvimento de programas e iniciativas de enfrentamento à emergência climática.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva, ressaltou que a entidade regional discute e trabalha a questão das mudanças climáticas há anos,

Citou o Inventário Regional sobre Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e o Plano de Ação de Enfrentamento às Mudanças Climáticas.

“A reunião foi muito produtiva, pois resgatamos diversas iniciativas tanto do Consórcio quanto das prefeituras e definimos prioridades para as próximas ações no combate à emergência climática”, afirmou, em suma.

O encontro seguiu diretriz da atual gestão do Consórcio ABC.

Ela tem como planejamento, portanto, traçar prioridades regionais para setores estratégicos da administração pública.

Já foram realizadas neste mês reuniões com os secretários e demais envolvidos nas áreas de Saúde, Segurança Pública e Drenagem.

Estão agendadas para fevereiro, ainda, encontro entre titulares da Educação, Mobilidade, Planejamento Urbano e Habitação, Resíduos Sólidos e Assistência Social.  

Demais pautas

Outra prioridade é o diálogo com as concessionárias de serviços públicos.

Principalmente em relação à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), por conta do fornecimento de água aos municípios.
Também durante a reunião, foram resgatadas, da mesma forma, as principais conquistas do Consórcio ABC na área.

Incluindo, por exemplo, a conquista de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) de R$ 1,9 milhão para o Plano Regional de Sinalização e Identificação Visual das Áreas de Mananciais.

Além de R$ 778 mil para a identificação de áreas prioritárias para novas unidades de conservação e corredores ecológicos e verdes.



You may also read!

Natal no ParkShopping São Caetano tem Panettone Kopenhagen e sorteios de 3 BYD híbridos

Até 31 de dezembro é possível, portanto, participar pelo App Multi e aproveitar as vantagens exclusivas do programa O Natal

Read More...

Taka se emociona ao entregar primeira fase de reforma do Cemitério Municipal de Diadema

Local foi encontrado, em primeiro lugar, em condições degradantes e indignas pela atual gestão A emoção marcou, acima de tudo,

Read More...

Prêmio nacional destaca gestão sustentável de pneus da Next Mobilidade

Com frota que soma 2,3 mil pneus — rodando cerca de 950 mil quilômetros/mês - empresa mantém índices de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu