Faixa Azul para motos chega a São Bernardo: Av. Lions será a 1ª com o novo sistema

In ABCD On
- Updated
Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Intervenções para implantação do modelo de segurança viária já foram iniciadas no corredor, importante eixo de acesso para Anchieta e Imigrantes; prazo para a conclusão nos dois sentidos é de 15 dias

São Bernardo deu início nesta sexta-feira (14.02), em primeiro lugar, a um importante programa de segurança viária na cidade.

Trata-se da implantação do modelo de Faixa Azul.

A Avenida Lions, um dos principais corredores do município, que conecta São Bernardo a Santo André e Diadema e às rodovias Anchieta e dos Imigrantes, será a primeira, portanto, em âmbito local, a ter o novo sistema, voltado à proteção dos motociclistas no trânsito.

A previsão, acima de tudo, é de que os trabalhos sejam concluídos em 15 dias, abrangendo os dois sentidos da via.

A implementação da Faixa Azul na Avenida Lions foi autorizada formalmente pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

O aval ao município se deu no Diário Oficial da União (DOU).

A liberação ocorre mediante interlocução direta do prefeito Marcelo Lima em Brasília, tendo como objetivo seguir o modelo de sucesso nas cidades de São Paulo e Santo André, que reduziram índices de colisões e fatalidades entre motociclistas.

Segurança viária é prioridade

O prefeito Marcelo Lima destacou a importância da iniciativa para a redução de acidentes e a organização e segurança do trânsito, compromissos assumidos pela atual Administração.

“A segurança viária é uma das prioridades da nossa gestão. Com a Faixa Azul, queremos reduzir o número de acidentes e oferecer mais proteção aos motociclistas. Essa medida também contribui para melhorar o fluxo do tráfego e diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde, tornando nossa cidade mais segura para todos”, disse.

Atualmente, a cidade vizinha de Santo André conta com esse sistema na Avenida Prestes Maia, via que é espécie de continuidade da Lions e que inicia a partir do Viaduto Rotary – na altura da Avenida Lauro Gomes -, mas a faixa era interrompida ao chegar na divisa com São Bernardo.

Agora, com a liberação no novo trecho, a Prefeitura corrige essa lacuna, garantindo um trânsito mais seguro e organizado para os motociclistas que circulam na região.

Segurança no trânsito

Segundo a Secretaria de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura de São Bernardo, cerca de 70% dos acidentes na Avenida Lions envolvem motociclistas.

A nova faixa, com 2,1 quilômetros de extensão, vai até a ligação com a Avenida 31 de Março.

Buscando minimizar, acima de tudo, esses índices.

Além disso, busca proporcionar maior segurança e melhor fluidez no tráfego.

O titular da pasta, Francisco José Carone, ressaltou que a decisão de implantar a Faixa Azul está baseada em estudos técnicos detalhados. “Nossa equipe analisou o fluxo de trânsito no local, assim como o número de ocorrências e identificou a necessidade desta medida. A Faixa Azul chega para organizar a circulação e assegurar mais proteção aos motociclistas.”

Além da Avenida Lions, a Prefeitura já estuda a expansão da Faixa Azul para outras vias do município.

Consolidando, da mesma forma, São Bernardo entre as cidades que adotam as melhores práticas de mobilidade urbana e segurança no trânsito.

A rede municipal de São Bernardo registrou 1.769 atendimentos por acidente de moto no período de janeiro a dezembro de 2023.

Já em 2024, entre janeiro e dezembro, a rede contabilizou 2.245 chamados ao Samu 192, principalmente envolvendo ocorrências entre motos e automóveis.

Em relação a acidentes fatais por moto, foram registrados, em conclusão, 23 óbitos em 2022, 27 em 2023 e 35 no ano passado.

You may also read!

Guto entrega Unidade de Saúde da Família na Vila Sueli, em Ribeirão Pires

Em dois anos, essa é a 4ª inauguração na rede de Atenção Básica da cidade; gestão deve chegar ao

Read More...

Casa do Hip Hop completa 10 anos neste sábado (06.12)

Ao longo deste tempo, importantes artistas do cenário nacional se apresentaram, em primeiro lugar, no equipamento cultural Inaugurada oficialmente em

Read More...

São Bernardo lança ‘Passaporte da Inclusão’ e garante gratuidade a pessoas com deficiência e TEA em parques

Iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inclusão e o direito ao lazer; alegria e emoção deram o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu