Conab e BNDES firmam acordo visando ampliar capacidade operacional dos armazéns da estatal

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated

Aprimorar e ampliar a eficiência operacional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a partir de recursos obtidos pela desmobilização de nove imóveis já não utilizados pela estatal. Este é o objetivo do acordo firmado na tarde desta quarta-feira (12) entre a Companhia e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A expectativa é que com esta iniciativa haja um incremento da capacidade operacional na ordem de 33%, saindo de 900 mil toneladas para 1,2 milhão de toneladas.

“Temos a necessidade de ampliar nossa capacidade operacional e encontramos uma solução mais rápida, com mais segurança financeira, que é o objetivo do acordo assinado com o BNDES. É a valorização e recuperação dos ativos da Companhia. Serão frutos dos primeiros investimentos os imóveis em Goiás (Rio Verde, Pontalina e Goiânia), no Distrito Federal (Brasília), em Mato Grosso do Sul (Campo Grande), em Mato Grosso (Sorriso e Rondonópolis) e em Minas Gerais (Uberlândia). Serão 33% a mais de capacidade de armazenamento”, destacou o presidente da Conab, Edegar Pretto.

Além do presidente da Companhia, participaram da cerimônia de assinatura do contrato o  ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, a diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização da Conab, Rosa Neide, o diretor de Operações e Abastecimento da estatal, Arnoldo de Campos, o diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, Nelson Barbosa, a superintendente da área de Soluções para Cidades do Banco, Luciene Machado, e o diretor de Governança e Informação da Embrapa, Alderí Emidio de Araújo.

Segundo o documento assinado nesta quarta, caberá ao BNDES apresentar uma modelagem de negócio à Conab de forma a viabilizar parcerias com os setores público e privado a fim de desmobilizar imóveis que geram gastos de manutenção para a estatal mas não atendem às demandas atuais. Em um primeiro momento, 9 imóveis, sendo 8 armazéns desativados e um pavimento comercial, serão objetos de análise. Os bens estão avaliados em torno de R$ 175 milhões. “É um projeto de valorização de ativos e aumento de investimentos da Conab”, ressaltou Barbosa.

Os recursos provenientes da desmobilização serão utilizados para a modernização dos armazéns da Companhia em atividade, ampliando a capacidade operacional da empresa. Nessa primeira ação, oito unidades armazenadoras localizadas em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal devem ser contempladas com melhorias. 

“A Conab está fazendo uma estruturação financeira que possibilite aumentar a sua capacidade de armazenamento, por meio do BNDES. Estamos em uma operação de fortalecimento da Conab e um equacionamento financeiro que não requererá recursos orçamentários”, reforçou o ministro do MDA.

Além de aprimorar a eficiência, a iniciativa visa reduzir custos, agilizar processos e garantir, ao mesmo tempo, a continuidade das ações públicas desempenhadas pela Companhia. O Contrato possui validade de 36 meses, podendo ser prorrogado, mediante termo aditivo, até o limite de 60 meses.

You may also read!

Ribeirão Pires recebe dois novos profissionais do ‘Mais Médicos’

Profissionais foram recebidos, portanto, na Secretaria de Saúde e vão atuar na USF e UBS municipal A Prefeitura de Ribeirão

Read More...

Prefeitura de São Caetano abre inscrições para oficinas gratuitas na área cultural

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está com inscrições abertas, em

Read More...

Programa de Apadrinhamento Afetivo se fortalece em São Bernardo

Pela iniciativa, crianças e adolescentes que vivem em serviços de acolhimento institucional do município ganham oportunidade de integração social

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu