Companhia Mano a Mana preserva a memória circense com espetáculo gratuito “A Riscar”

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On

O projeto explora o método de confecção da barra criado e aprimorado pela própria companhia desde 2021. O espetáculo acontece em fevereiro no Teatro Arthur Azevedo

Com a missão de propagar a memória do Circo como linguagem artística plural, o coletivo Mano a Mana investigou nos últimos anos técnicas circenses que não têm sido mais tão populares e estão em processo de esquecimento. E, para preservar uma dessas modalidades surgiu o projeto “Popularizando a Barra Russa”,  que conta com um espetáculo além de lançamentos de um livro e um filme.

O grupo faz apresentações de “À Riscar” no estacionamento do Teatro Arthur Azevedo (dias 15 e 16 de fevereiro). 

O projeto nasceu da investigação sobre a Barra Russa (técnica de acrobacias aéreas em cima de uma barra), provocada pelo encontro de interesses entre os fundadores do coletivo, Dyego Yamaguishi e Marília Mattos, e do Rodrigo Sarcinella, portô, acrobata e engenheiro, que, na época, era aluno de Mão a Mão de Dyego. 

Sem qualquer experiência prática até então com a técnica, o trio de acrobatas começou em 2020 uma intensa pesquisa sobre como confeccionar a barra para iniciar seu treino. “Desde o momento que decidimos pesquisar e desenvolver a técnica da barra russa, nos esbarramos em inúmeras dificuldades: falta de acesso ao equipamento, falta de pessoas especialistas na modalidade e falta de espaços com estrutura para receber as práticas de barra russa”, comenta Mattos.

Foto: Yan Projetos Editoriais/Divulgação

Para despertar o interesse das pessoas pela técnica, surgiu o espetáculo “À Riscar”, com direção de Beatriz Evrard, também apresentado no projeto. Trata-se de um número sobre cumplicidade e sobre a passagem do tempo entre estes três amigos que se divertem ao mesclar as técnicas mão a mão e barra russa. 

Mano a Mana

O grupo é formado pelo Dyego Yamaguishi, portô de mão a mão há mais de 18 anos; pela Marília Mattos, acrobata há quase 25 anos; e pelo Rodrigo Sarcinella, acrobata e engenheiro de computação que há 3 anos atua profissionalmente como segundo portô na barra russa da companhia Mano a Mana. 

A companhia nasceu com Mattos e com Yamaguishi em 2019, a partir do desejo de estudar, praticar e disseminar técnicas de mão a mão e acrobacias. Com o interesse em pesquisar a barra, em 2021, o grupo deu início à saga de buscar e adquirir o aparelho, estruturar o espaço de treino e aprender um pouco da técnica. 

Espetáculo “À Riscar”

Realização: Mano a Mana

Artistas: Dyego Yamaguishi, Marília Mattos e Rodrigo Sarcinella

Direção: Beatriz Evrard @biacyr

Trilha Original: Ivan Alves @ivanalves1178 

Figurino: Samantha Macedo @samsmacedo 

Produção: Quica Produções | Thaís Venitt | Thais Cris @quicaeproduz 

Apoio: Galpão Cortina @galpaocortina 

Sinopse: À Riscar é um número sobre cumplicidade, e sobre a passagem do tempo entre estes três amigos que se divertem. Os artistas Marília, Dyego e Rodrigo imprimem desenhos no espaço e tempo da cena utilizando as técnicas mão a mão e barra russa.

Duração: 20 minutos

Classificação: Livre

Teatro Arthur Azevedo –  Av. Paes de Barros, 955, Alto da Mooca

Quando: 15 de fevereiro às 16h |  16 de fevereiro, às 16h e às 17h30

Quanto: grátis

You may also read!

Em Diadema ação contra enchentes já executou limpeza em mais de 495 bueiros

Foram retiradas das galerias toneladas de detritos, evitando que as águas das chuvas invadissem casas de munícipes em situação

Read More...

UBSs de Diadema abrem neste sábado (22) para vacinação contra a dengue

Imunização contra a doença em jovens de 10 a 14 anos é o destaque da ação; equipes de saúde

Read More...

Feira “Eu amo, eu adoto” disponibiliza 171 animais para adoção neste domingo

Evento acontece, acima de tudo, todo último domingo de cada mês, das 10h às 15h, na tenda azul do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu