São Bernardo recebe Carreta estadual da Mamografia até 1º de fevereiro

In ABCD, Saúde On
- Updated

No primeiro dia de atendimento, prefeito Marcelo Lima destacou que ação, em conjunto com a unidade itinerante do município, pretende zerar fila de espera do exame

A Carreta da Mamografia, atrelada ao Programa Mulheres de Peito, do governo de São Paulo, estará fixada a partir desta terça-feira (21/1) no estacionamento do Ginásio Poliesportivo de São Bernardo e ficará no local até o próximo dia 1º de fevereiro. A parceria entre os governos municipal e estadual tem como objetivo combater o câncer de mama por meio de exames preventivos que são realizados na hora.

Entre janeiro e dezembro de 2024, foram realizadas mais de 34 mil mamografias no equipamento paulista em 66 municípios espalhados pelo Estado. O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, acompanhou o primeiro dia de exames na cidade, ressaltando que essa é a primeira ação da nova gestão visando zerar a fila de pacientes que aguardam para realizar o exame na rede pública de saúde.

“Estamos recebendo o auxílio da carreta do Estado, que, em conjunto com a nossa unidade municipal da mamografia, que é itinerante entre as 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, tem como meta principal zerar a fila das mais de 600 pacientes que ainda aguardam por um exame”, pontuou.

A carreta municipal é um equipamento da Secretaria de Saúde de São Bernardo, itinerante, e que fica dias pré-determinados em cada uma das UBSs do município. O calendário será divulgado em breve. “Estamos fazendo a convocação dessas pacientes que estão na fila para realizar os exames para que sejam atendidas nas próximas três semanas, com intuito de zerar essa fila o quanto antes e dar encaminhamento necessário para quem precisa de tratamento”, reforçou o secretário de Saúde de São Bernardo, Jean Gorinchteyn.

Além desta atividade voltada às mulheres, o chefe do Executivo municipal ressaltou que em outras áreas da saúde também serão promovidos mutirões visando zerar demandas represadas. “São Bernardo será um grande exemplo para o Brasil na área da saúde pública”, acrescentou.

PREVENÇÃO – A Carreta estadual da Mamografia no estacionamento do Ginásio Poliesportivo faz seu atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (com a distribuição de até 50 senhas por dia), e sábados das 8h às 12h (com a distribuição de até de até 25 senhas por dia). O atendimento é feito por ordem de chegada. Mulheres entre 50 e 69 anos podem realizar gratuitamente os exames apresentando o RG ou cartão do SUS; enquanto mulheres entre 35 e 49 anos ou acima de 70 anos precisam apresentar o pedido médico para a realização dos exames. O Programa Mulheres de Peito já permitiu um aumento de 40% nos exames de prevenção e diagnóstico do câncer de mama em São Paulo no ano passado. Para 2025, o governo paulista anunciou que duas novas carretas vão entrar em operação, totalizando cinco unidades móveis de saúde.

CARRETA MUNICIPAL – A programação da unidade municipal da mamografia já está definida até o final de janeiro. Até o dia 23, ela estará na Igreja Matriz (Praça da Igreja Matriz, s/n, Centro); entre 24 a 27 ficará na UBS Leblon (Rua Ábramo Luchesi, 5, Leblon); já entre os dias 28 e 29, na UBS Vila Marchi (Rua Nestor Moreira, 480 – Vila Marchi) e entre os dias 30 e 31, na UBS Alves Dias (Rua Alexandre Bonício, 133, Alves Dias).


Fotos: Brenner Oliveira/PMSBC

You may also read!

Coop colabora com a arrecadação de 15 toneladas de alimentos

As cidades do ABCD e Sorocaba foram, acima de tudo, beneficiadas Ao longo de 2024, a Coop abriu as portas

Read More...

Chef Gil Gondim anuncia o lançamento oficial do Marco Zero da Gastronomia

O bom exemplo da eficiência entre o poder público e iniciativas privadas pode, acima de tudo, transformar vidas Neste 31

Read More...

Centros Educacionais de Santo André abrem piscinas ao público

Munícipes poderão se refrescar de quarta a domingo em seis Cesas, até o final de janeiro; 12 unidades da

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu