Em Mauá, mais de 60 toneladas de resíduos foram retiradas das redes de esgoto em 2024

In ABCD On
- Updated
Divulgação/BRK Ambiental

No total, mais de 154 mil metros de tubulações foram limpos na cidade em 2024

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário de Mauá, executou em 2024 a limpeza preventiva de mais de 154 mil metros de redes de esgoto na cidade.

Para a identificação dos pontos que vão passar pela limpeza, a área técnica verifica, por meio de um sistema chamado GIS (Geographic Information Sistem), os trechos com maior número de entupimentos e realiza vistorias preventivas em poços de visita.

A partir da identificação, um caminhão hidrojato é utilizado na limpeza. Uma mangueira de 120 metros de comprimento com alta pressão de água é introduzida na rede de esgoto. A água em alta pressão quebra as placas de gordura que se acumulam nas redes e todo o lixo e a gordura são sugados para o caminhão.

O líder de operações da BRK em Mauá, Bruno Gravatá, explica que o material recolhido tem ligação direta com o descarte incorreto do lixo, sendo formado por itens como fio dental, absorvente, fraldas descartáveis, preservativos, fios de cabelo, sacos plásticos e entulho.


“Encontramos diariamente muitos objetos descartados irregularmente no sistema operado pela concessionária, é um comportamento que contribui para as obstruções e o entupimento das redes e, por isso, as manutenções preventivas são importantes”, destaca Bruno. 


A lavagem preventiva das redes coletoras de esgoto é importante para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Além disso, evita que ocorram entupimentos que podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais.

A execução desse trabalho reflete diretamente na redução dos casos de entupimentos de redes.

“O trabalho de limpeza preventiva reduz os impactos e evitam transtornos, porém precisamos que a população seja parceira da concessionária, evitando o descarte incorreto dos resíduos e o lançamento da água de chuva nas redes coletoras de esgoto. Por meio das limpezas preventivas é possível identificar e antecipar possíveis problemas nas tubulações, evitando ocorrências operacionais mais graves”, complementa Gravatá.

Com essa ação, foram recolhidas 63,9 toneladas de lixo das redes e tubulações de esgoto, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade e evitando as principais consequências dos entupimentos das redes, como o retorno do esgoto para dentro dos imóveis ou até mesmo a ruptura das tubulações.


Atendimento 24h


A BRK mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que são realizadas rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.

Para falar com a BRK, os clientes podem entrar em contato pelo WhatsApp, no (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h, ou pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas.

Link: https://www.brkambiental.com.br/conteudos/maua/em-maua-mais-de-60-toneladas-de-residuos-foram-retiradas-das-redes-de-esgoto-em-2024

You may also read!

Governo Federal amplia público prioritário do Bolsa Família

Medida inclui, em primeiro lugar, três novos grupos prioritários: famílias com pessoas em situação de rua, com membros em

Read More...

O que abre e fecha neste feriado da Revolução Constitucionalista

Serviços essenciais mantidos em esquema de plantão A Prefeitura de Santo André informa que, devido ao feriado da Revolução Constitucionalista

Read More...

Prefeitura de São Bernardo repudia violência contra médica na UPA Alvarenga

Profissional foi agredida, em primeiro lugar, por paciente na tarde de sábado (05.07); GCM chegou rapidamente graças ao botão

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu