No total, mais de 154 mil metros de tubulações foram limpos na cidade em 2024
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário de Mauá, executou em 2024 a limpeza preventiva de mais de 154 mil metros de redes de esgoto na cidade.
Para a identificação dos pontos que vão passar pela limpeza, a área técnica verifica, por meio de um sistema chamado GIS (Geographic Information Sistem), os trechos com maior número de entupimentos e realiza vistorias preventivas em poços de visita.
A partir da identificação, um caminhão hidrojato é utilizado na limpeza. Uma mangueira de 120 metros de comprimento com alta pressão de água é introduzida na rede de esgoto. A água em alta pressão quebra as placas de gordura que se acumulam nas redes e todo o lixo e a gordura são sugados para o caminhão.
O líder de operações da BRK em Mauá, Bruno Gravatá, explica que o material recolhido tem ligação direta com o descarte incorreto do lixo, sendo formado por itens como fio dental, absorvente, fraldas descartáveis, preservativos, fios de cabelo, sacos plásticos e entulho.
“Encontramos diariamente muitos objetos descartados irregularmente no sistema operado pela concessionária, é um comportamento que contribui para as obstruções e o entupimento das redes e, por isso, as manutenções preventivas são importantes”, destaca Bruno.
A lavagem preventiva das redes coletoras de esgoto é importante para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Além disso, evita que ocorram entupimentos que podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais.
A execução desse trabalho reflete diretamente na redução dos casos de entupimentos de redes.
“O trabalho de limpeza preventiva reduz os impactos e evitam transtornos, porém precisamos que a população seja parceira da concessionária, evitando o descarte incorreto dos resíduos e o lançamento da água de chuva nas redes coletoras de esgoto. Por meio das limpezas preventivas é possível identificar e antecipar possíveis problemas nas tubulações, evitando ocorrências operacionais mais graves”, complementa Gravatá.
Com essa ação, foram recolhidas 63,9 toneladas de lixo das redes e tubulações de esgoto, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade e evitando as principais consequências dos entupimentos das redes, como o retorno do esgoto para dentro dos imóveis ou até mesmo a ruptura das tubulações.
Atendimento 24h
A BRK mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que são realizadas rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.
Para falar com a BRK, os clientes podem entrar em contato pelo WhatsApp, no (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h, ou pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas.