Em Mauá, mais de 60 toneladas de resíduos foram retiradas das redes de esgoto em 2024

In ABCD On
- Updated
Divulgação/BRK Ambiental

No total, mais de 154 mil metros de tubulações foram limpos na cidade em 2024

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário de Mauá, executou em 2024 a limpeza preventiva de mais de 154 mil metros de redes de esgoto na cidade.

Para a identificação dos pontos que vão passar pela limpeza, a área técnica verifica, por meio de um sistema chamado GIS (Geographic Information Sistem), os trechos com maior número de entupimentos e realiza vistorias preventivas em poços de visita.

A partir da identificação, um caminhão hidrojato é utilizado na limpeza. Uma mangueira de 120 metros de comprimento com alta pressão de água é introduzida na rede de esgoto. A água em alta pressão quebra as placas de gordura que se acumulam nas redes e todo o lixo e a gordura são sugados para o caminhão.

O líder de operações da BRK em Mauá, Bruno Gravatá, explica que o material recolhido tem ligação direta com o descarte incorreto do lixo, sendo formado por itens como fio dental, absorvente, fraldas descartáveis, preservativos, fios de cabelo, sacos plásticos e entulho.


“Encontramos diariamente muitos objetos descartados irregularmente no sistema operado pela concessionária, é um comportamento que contribui para as obstruções e o entupimento das redes e, por isso, as manutenções preventivas são importantes”, destaca Bruno. 


A lavagem preventiva das redes coletoras de esgoto é importante para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Além disso, evita que ocorram entupimentos que podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais.

A execução desse trabalho reflete diretamente na redução dos casos de entupimentos de redes.

“O trabalho de limpeza preventiva reduz os impactos e evitam transtornos, porém precisamos que a população seja parceira da concessionária, evitando o descarte incorreto dos resíduos e o lançamento da água de chuva nas redes coletoras de esgoto. Por meio das limpezas preventivas é possível identificar e antecipar possíveis problemas nas tubulações, evitando ocorrências operacionais mais graves”, complementa Gravatá.

Com essa ação, foram recolhidas 63,9 toneladas de lixo das redes e tubulações de esgoto, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade e evitando as principais consequências dos entupimentos das redes, como o retorno do esgoto para dentro dos imóveis ou até mesmo a ruptura das tubulações.


Atendimento 24h


A BRK mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que são realizadas rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.

Para falar com a BRK, os clientes podem entrar em contato pelo WhatsApp, no (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h, ou pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas.

Link: https://www.brkambiental.com.br/conteudos/maua/em-maua-mais-de-60-toneladas-de-residuos-foram-retiradas-das-redes-de-esgoto-em-2024

You may also read!

Leo Batista internado após descobrir câncer de pâncreas: entenda a doença

O jornalista, de 92 anos, está na UTI após apresentar desidratação e dor abdominal Leo Batista (92), jornalista, apresentador, locutor

Read More...

Pelle Capelli recebe exposição de artista plástica andreense Agatha de Faveri

20 obras "Visões que Permeiam" ficam disponíveis para o público, portanto, até 28 de fevereiro Neste 22 de janeiro, às

Read More...

Prefeitura da Capital apreende mais 11 motos em operação contra o mototáxis clandestinos na manhã desta sexta-feira

Desde o início das operações já foram apreendidas, em suma, 32 motocicletas por transporte irregular de passageiros em todas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu