Alunos de Etecs conquistam quatro prêmios na Feira Virtual Stem Brasil

In ABCD, Educação On
- Updated
‘Controlando um braço robótico’, da Etec João Belarmino, de Amparo, foi um dos projetos premiados na mostra virtual l Foto: Reprodução

Eles competiram com cerca de 100 projetos desenvolvidos por estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, de escolas públicas e particulares do País

Estudantes de três Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza faturaram, em primeiro lugar, quatro prêmios na Feira Virtual Stem Brasil 2024.

As unidades estão na região de Campinas, mais exatamente, acima de tudo, nos municípios de Amparo, Campinas, e Monte Mor.

Os etecanos competiram com cerca de 100 projetos.

Todos desenvolvidos por jovens matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio, de escolas públicas e privadas de diversos estados do País. 

Qualidade da água

O projeto Explorando as propriedades do carvão ativado proveniente do coquinho azedo em sistemas de filtragem – parte 2 foi premiado, por exemplo, em duas categorias.

Desenvolvido pelas alunas Isabella Turim, Bruna dos Santos e Clara Barbosa, com orientação de José da Silva, o trabalho foi segundo colocado em “Meio Ambiente, Reciclagem e Consumo Consciente” e terceiro em “Meninas na Ciência”.

As estudantes da Etec de Monte Mor investigaram a eficiência da combinação do coquinho, do filtro de bioplástico e do vidro na remoção de contaminantes presentes na água, além de avaliar sua viabilidade técnica e ambiental.

O recurso de filtragem mostrou-se alternativa promissora, especialmente, em suma, para comunidades carentes afetadas por problemas na qualidade da água. 

Robótica 

Já o estudante Vitor da Silva, da Etec João Belarmino, localizada em Amparo, ficou com o segundo lugar na categoria “Tecnologia, Inovação e Robótica”, com o trabalho Controlando um braço robótico. Orientado pelo professor Emerson Baião, o projeto é uma mão mecânica que reproduz os movimentos humanos, comandada por uma webcam e por uma luva com sensores. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de tecnologias assistivas.

Casa sustentável

Em Campinas, três alunos da Etec Bento Quirino desenvolveram um protótipo de Casa sustentável.

O mesmo tem placas fotovoltaicas para captação de energia solar e recursos para reutilização de água da chuva.

Orientados pelos professores Daniele Carreira e Marcelus Guirardello, os estudantes Rafael de Almeida, Samuel Queiroz e Diêgo Santos ficaram em terceiro lugar na categoria “Ciência, Cultura e Arte”. 

Ao todo, etecanos tiveram 17 projetos selecionados para participar da Feira Virtual Stem Brasil 2024.

A cerimônia virtual de premiação, em conclusão, foi realizada em dezembro.

You may also read!

Democracia restaurada: 21 obras retornam ao Palácio Planalto

Presidente participa de cerimônia de reintegração de pinturas, esculturas, relógio e ânfora danificados no ataque de 8 de janeiro

Read More...

Com apoio do Estado, prefeito Marcelo Lima comunica oficialmente retorno ao Consórcio

Anúncio do chefe do Executivo de São Bernardo se deu em reunião junto a demais autoridades do ABCD; Ramuth

Read More...

Taka pede AME Diadema

O prefeito Taka Yamauchi aproveitou a visita do governador em exercício Felicio Ramuth, com o secretário de Estado da

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu