Prefeito da maior cidade governada pelo PSDB, Orlando Morando anuncia saída do partido

In ABCD On

Atual chefe do Executivo de São Bernardo do Campo respalda decisão em ingerências administrativas e estatutárias na legenda, que levaram à redução representativa em todo o País

Prestes a encerrar seu segundo mandato (2017-2024) à frente do Executivo, o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, anuncia sua saída do PSDB, partido que está filiado há quase 20 anos. A decisão foi respaldada após seguidas ingerências administrativas, dos diretórios nacional e estadual da sigla, que, segundo ele, expuseram práticas incompatíveis com os princípios da ética e da democracia.

Em março deste ano, mesmo diante da importância do ano eleitoral, o partido anulou eleição de Marco Vinholi para a presidência do PSDB em São Paulo, escolhido em convenção, com participação dos filiados. A eleição foi contestada por uma ala da legenda liderada pelo ex-senador José Aníbal e pelo prefeito de Santo André, Paulo Serra, ambos ligados ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Logo na sequência à anulação do pleito, a cúpula tucana decidiu nomear Paulo Serra para o comando do diretório estadual da sigla, sem qualquer processo interno. A mobilização pela mudança no resultado, de acordo com relatos na ocasião, com apoio do deputado federal Aécio Neves, se agiu para ter o controle da executiva do partido em São Paulo.

“Foi uma sequência de ingerências e ações ilegítimas que ferem profundamente os valores que sempre guiaram a trajetória política. Tais práticas representam não apenas um desrespeito aos membros que compõem a base partidária, mas também uma afronta à confiança do eleitorado e aos ideais que deveriam nortear o exercício da política e não para defender interesses pessoais”, pontua o prefeito Orlando Morando.

RESULTADO DESASTROSO – Os números eleitorais, seguidos do último processo eleitoral, mostram uma queda vertiginosa. O PSDB despencou em população governada: de 34,4 milhões, em 2020, para 8,5 milhões este ano. O resultado das eleições de 2024 representou enfraquecimento político do PSDB. Em âmbito nacional, o partido figurou em 8º lugar entre prefeitos eleitos, foi o que mais perdeu nomes nas prefeituras. Elegeu 276 candidatos. Foram 259 prefeitos a menos do que o número alcançado em 2020 (535) – em 2016, chegou a eleger 806 prefeitos e a maior população: 49 milhões de pessoas.

REPRESENTATIVIDADE – São Bernardo do Campo é a maior cidade do Grande ABC, na Região Metropolitana de São Paulo, e a quarta maior do Estado (840 mil habitantes). Em termos econômicos, o município está entre os cinco primeiros de São Paulo na geração de riquezas e o PIB (Produto Interno Bruto), entre os 20 primeiros no cenário nacional.

HISTÓRICO E COMPROMISSO – Filiado no PSDB desde setembro de 2005, na época com a ficha avalizada pelo então presidente estadual Antônio Carlos Pannunzio e pelo então governador Geraldo Alckmin, Orlando Morando venceu suas primeiras eleições a deputado estadual pelo PSDB em 2006, 2010 e 2014 (sendo esta última o terceiro mais votado em todo o Estado de São Paulo, ao receber 237.020 votos).

Na Assembleia Legislativa, apresentou trabalho robusto, com destaque a projetos que deram origem a leis importantes para o Estado, como Ficha Limpa Estadual, além de atuação significativa em frentes como a presidência da Comissão de Transportes e presidente da CPI das Telecomunicações. Foi líder da bancada do PSDB em 2011, quando o partido elegeu em sua história o maior número de parlamentares, 23.

VITÓRIAS ELEITORAIS – Em 2016, vence a eleição para prefeito de São Bernardo, no segundo turno, com 213.661 votos, e torna-se chefe do Executivo municipal para o mandato 2017-2020.

Seu primeiro mandato em São Bernardo iniciou em 1º de janeiro de 2017 e, de imediato, promoveu um amplo resgate financeiro e administrativo na cidade. Recuperou a credibilidade financeira e foi responsável pelo maior volume de obras entregues dos últimos anos no município, em infraestrutura, mobilidade urbana, habitação, além de reestruturação na Saúde, Educação, Esporte e Cultura. Durante a pandemia, se evidenciou pela defesa da ciência e pela gestão eficiente da campanha de vacinação da população.

Em 2020, concorrendo à reeleição ao cargo de prefeito, vence a eleição em primeiro turno após obter 261.761 votos (67,28%) para o exercício de 2021-2024, contra o ex-prefeito Luiz Marinho (PT).

Entre os dois mandatos como prefeito, promoveu o maior pacote de obras já inauguradas, com mais de 100 obras estruturantes, como Piscinão do Paço, que armazena 220 milhões de litros de água e que foi responsável pelo fim das enchentes na região central do município, além de entregar três hospitais, o primeiro hospital veterinário público local, quatro viadutos, 1.000 quilômetros de pavimentação asfáltica, implantação de iluminação em LED em 100% da cidade e mais de 50 mil escrituras.

A gestão do prefeito Orlando Morando é aprovada por 69,6% da população de São Bernardo, de acordo com levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, publicado nesta segunda-feira (16/12), pelo Diário do Grande ABC.

You may also read!

Governo, CNI e Senai assinam acordo para oferecer 200 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

Uma oferta de 200 mil vagas gratuitas, em primeiro lugar, em qualificações profissionais numa ampla gama de setores. Estão

Read More...

Prefeito Orlando Morando vistoria avanço na construção do futuro Sesc São Bernardo

Obras do complexo, que está sendo erguido ao lado dos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo, na

Read More...

Santo André realiza ação educativa de conscientização para um trânsito seguro

Iniciativa foi desenvolvida junto à estação Prefeito Celso Daniel em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária e

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu