Equipamento vai atuar para promover saúde e qualidade de vida para munícipes com mais de 60 anos
Santo André acaba de ganhar equipamento com foco na saúde e no bem-estar das pessoas com mais de 60 anos que vivem na cidade.
O prefeito Paulo Serra inaugurou nesta sexta-feira (13), portanto, o Centro de Fortalecimento da Pessoa Idosa.
Trata-se de 59º equipamento de saúde do município, e vai funcionar em espaço compartilhado com a Clínica da Família Capuava, na Rua Irlanda, 700, Parque Novo Oratório.
O equipamento é uma grande academia, com aparelhos novos, modernos e específicos para promover a qualidade de vida e o bem-estar da população idosa.
Tem esteiras, bicicletas ergométricas, halteres e bolas, entre outros.
A parte coberta conta com 134 metros quadrados, mas muitas atividades serão realizadas ao ar livre, em pátio localizado ao lado do equipamento.
Exemplo para o País
“Esse é mais um equipamento entregue nos moldes do programa Qualisaúde, que implementamos em 2017 e já contemplou 59 unidades com reforma completa. Um espaço bonito e muito importante para o pessoal da terceira idade e que fará a diferença para os nossos munícipes, além de mostrar para o Brasil como Santo André cuida das suas pessoas e como evoluiu na saúde”, comentou, em resumo, o prefeito Paulo Serra.
O Centro de Fortalecimento da Pessoa Idosa destina-se a pacientes com mais de 60 anos, que apresentam perda de mobilidade; com pouca consciência corporal; em uso de dispositivo auxiliar de marcha; que apresenta déficit de equilíbrio ou coordenação; redução de força muscular e dificuldade de deambulação ou sequela de alguma comorbidade.
No equipamento serão oferecidos fortalecimento muscular, ganho de amplitude de movimento e ganho de consciência corporal.
Além disso, aumento da funcionalidade, qualidade de vida, analgesia e promoção da atividade física.
O local contará com profissionais de educação física, fisioterapeutas, apoio de geriatras, entre outros.
“Esse é um equipamento que atua, sobretudo, na prevenção de doenças. Atuando no fortalecimento dos idosos a gente diminuiu a dependência de médicos e medicamentos, proporcionando uma melhor qualidade de vida para os moradores de Santo André que estão na Terceira Idade”, destacou o secretário de Saúde, Acacio Miranda.
O acesso ao Centro de Fortalecimento é por meio das unidades básicas de saúde e da equipe multi.
Esta faz uma avaliação de cada caso e encaminha os pacientes de acordo com a necessidade.
O equipamento vai funcionar de segunda a sexta, das 7h às 17h.