“Urucum – as árvores não têm cultura” será lançado nesta sexta pela atriz Lígia Helena no Cine Theatro Carlos Gomes

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On
- Updated
Imagens: Divulgação

O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, no Centro de Santo André, recebe nesta sexta-feira (13.12), às 19h30, a atriz Lígia Helena (filha de Célia Helena e Raul Cortez), para o lançamento do livro “Urucum – as árvores não têm culpa”.

A publicação da obra, com narrativa potente e reflexão sobre identidade e ancestralidade, ficou a cargo, em primeiro lugar, do coletivo Cia Estrela D’Alva de Teatro, do qual Lígia faz parte, em parceria com a editora Me Parió Revolução, com recursos da Lei Paulo Gustavo de Santo André

No livro, Lígia Helena realiza, acima de tudo, o desejo de falar das histórias das mulheres de sua família.

Isso, a partir de uma pesquisa auto-etnográfica, evidenciando que narrativas por vezes tidas como íntimas ou de um núcleo familiar específico, na verdade acabam por fazer uma leitura sociológica de um tempo e uma sociedade.

Ao contar a história de sua bisavó, sua avó, sua mãe e a história de si mesma como mulher no mundo contemporâneo, Lígia faz um traçado da história das mulheres ao longo dos anos: colonização de povos indígenas (a bisavó), a trajetória das mulheres nordestinas em casamentos precoces e a migração para o sudeste (a avó), o trabalho, o casamento e a maternidade (a mãe) e a solidão e a precarização da vida cotidiana da mulher.

Parcerias femininas

No processo de escrita, Lígia acessou, em suma, suas parcerias femininas a fim de construir uma história entrelaçada das histórias de outras mulheres.

A dramaturga Adélia Nicolete esteve ao lado como consultora de dramaturgia, orientando, por exemplo, a relação com a palavra, a imagem e a cena que ainda estaria por vir.

Quatro escritoras da região, dramaturgas e poetas, ministraram oficinas de escrita para mulheres numa atividade que influenciou a escrita da dramaturgia somando histórias e a poética de outras mulheres.

A ilustradora Drica Sousa, portanto, trouxe imagem a estas palavras.

O livro contou, além disso, com a produção de uma versão áudio book acessível – na produção estiveram as musicistas Camila Ruiz e Michelle Lomba.

A versão audiobook permite que os leitores se conectem, da mesma forma, com a narrativa de uma maneira mais íntima e imersiva.

Com isso, é possível vivenciar a história com suas delicadezas sonoras e o realce de tantos sentimentos envolvidos na criação.

O audiobook também amplia o alcance da obra, permitindo que pessoas com dificuldades de leitura ou deficiência visual tenham acesso.

A pré-venda de “Urucum – as árvores não têm culpa” já está aberta.

Ao adquirir o livro antecipadamente, os leitores poderão retirá-lo pessoalmente no dia do lançamento, com uma dedicatória exclusiva da autora. Haverá, ainda, exposição de todas as ilustrações do livro, em tamanho original, feitas pela artista visual Drica Sousa.

Mais informações, em conclusão: www.instagram.com/ciaestreladalva, www.instagram.com/aligia_helena e www.instagram.com/me.pario

Serviço

Lançamento do livro “Urucum: as árvores não têm culpa”, de Lígia Helena

Pela Cia Estrela D’Alva de Teatro

Data: 13/12 (sexta-feira), às 19h30

Local: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes

Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 – Centro

Valor da Pré-venda: R$ 25 – Fazer o Pix para ciaestreladalvadeteatro@gmail.com

Enviar o comprovante para o mesmo e-mail

Retirada no dia do evento de lançamento

You may also read!

Mauá celebra 71 anos entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto

Com o indicador de 91% de tratamento de esgoto, Mauá já alcançou 10 anos antes as metas de universalização

Read More...

Fim da peregrinação: Deputada Ana Carolina Serra propõe lei para padronizar atendimento da mulher vítima de violência

Projeto de Lei nº 1197/2025 cria a Política Estadual de Atendimento, visando a concentrar serviços e garantir cuidado humanizado; PL

Read More...

R&K Diagnóstico Veterinário inaugura unidade em Santo André e reforça presença no ABCD

Com 18 anos de história e média de 3 mil exames por mês, o centro veterinário amplia, em primeiro

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu