PIB da agropecuária cai 0,9%: entenda influências

In ABCD, Canto do Joca, Economia On
- Updated
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Já a economia do País avança 0,9%. Dados foram divulgados pelo IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária do Brasil caiu 0,9% no terceiro trimestre, em comparação ao segundo trimestre. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a queda era esperada para o período, em função da sazonalidade natural do setor. Em comparação com o mesmo trimestre de 2023, a agropecuária brasileira registrou baixa de 0,8%. 

O ano de 2024 foi marcado por adversidades climáticas, como seca e queimadas, com impactos no setor agropecuário. Segundo a CNA, a queda está diretamente associada à quebra na safra de grãos em função das adversidades do clima. Inclusive, de janeiro a setembro, a agropecuária acumulou retração de 3,5% no ano e 2,9% nos últimos quatro trimestres.

No terceiro trimestre o IBGE fez revisões dos resultados anteriores, abarcando todos os trimestres de 2023 e deste ano. Segundo a CNA, as revisões de 2024 foram mais amplas, o que implicou em ajustes positivos para o setor em 2023 (de 15,1% para 16,3%) e negativos para 2024 (de -3,3% para -5,5% no primeiro trimestre e de -2,9% para -3,3% no segundo trimestre, na comparação com o mesmo período de 2023). 

Mais: Marco dos bioinsumos: representantes do agro defendem importância do projeto aprovado no Senado

PIB do Agro vem caindo

No segundo trimestre de 2024 o PIB da agropecuária também registrou queda, com baixa foi de 1,28%, acumulando retração de 3,5% neste ano. Nesse período, o segmento de insumos influenciou a queda no setor. Os dados foram calculados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a CNA.

A queda para os insumos foi de 2,68%: para o segmento primário, de -1,77%; para as agroindústrias, de -0,62%; e para os agrosserviços, de -1,15%. 

No acumulado do ano, o recuo foi de 8,13% no setor de insumos. O resultado reflete o desempenho das atividades de fertilizantes e corretivos de solo, defensivos, máquinas agrícolas e rações.

#Agronegócio#Economia#PIB

Fonte: Brasil 61

You may also read!

Tite afia a tesoura: Prefeitura de São Caetano reestrutura Comissão de Controle de Gastos

O prefeito Tite Campanella conduziu nesta segunda-feira (06.01), no Palácio da Cerâmica, a primeira reunião da Comissão de Controle

Read More...

USCS tem Vestibular 2025 para vagas remanescentes

Interessados em iniciar uma graduação já no próximo mês (fevereiro) de 2025 podem se inscrever para este processo seletivo A

Read More...

Perspectivas 2025 para a indústria química nacional

Por André Passos Cordeiro Presidente-executivo da Abiquim Ainda que desafiador, 2024 foi um ano também marcado por grandes conquistas. Uma das

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu