Caminhada de Alerta Contra o Câncer Infantojuvenil será neste sábado (23.11)

In ABCD, Saúde On
- Updated

Organizada pelo grupo GRATO ABC, a caminhada sairá da Praça Nossa Senhora de Fátima, – Vila Caiçara na Praia Grande, às 8h

Dia 23 de novembro é instituído por lei ( nº 11.650/2008 ) o DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER INFANTOJUVENIL.

A data também entrou no calendário oficial da cidade de Praia Grande pela lei municipal 2206/2024.

O câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil, segundo dados do INCA.

Por ano são cerca de 12 mil novos casos infantojuvenil, uma a cada 600 crianças/adolescentes são diagnosticadas com a doença.  

Mas, os índices de cura também são grandes.

Segundo o oncopediatra Dr. Jairo Cartum, presidente do grupo GRATO ABC (Grupo de Assistência e Tratamento Oncológico Pediátrico do ABC), “há uma revolução no tratamento da oncologia com a chegada da imunoterapia e a terapia-alvo que estão aumentando ainda mais o índice de cura. Se hoje é 80%, irá chegar a 90, 95%. Lembrando que nos anos de 1970 o índice de cura era só 20%”, explicou, em resumo.

Conscientização

Para conscientizar poder público, população entidades médicas sobre a importância de um serviço especializado e uma atenção maior para diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil na Baixada Santista, o grupo GRATO ABC, em parceria com a Casa Ronald McDonald e a Prefeitura de Praia Grande, promove neste sábado (23.11), portanto, uma grande caminhada de alerta, que sairá às 8h da Praça Nossa Senhora de Fátima, Vila Caiçara na Praia Grande.

Todos estão convidados. Haverá distribuição de água, viseira, balões e animação  do grupo de palhaços de hospital Big Riso.

“A caminhada também faz parte de uma grande mobilização de cidades da Baixada Santista e ABC paulista para a construção de um hospital (nos moldes do GRAAC) para atendimento especializado às crianças e adolescentes com câncer”, explica, da mesma forma, Cláudia Regina Marques, voluntária do GRATO e que está à frente da organização da Caminhada.

Segundo levantamento do grupo GRATO ABC (2018 a 2023), as nove cidades da Baixada Santista possuem cerca de 1.600 pacientes infantojuvenis diagnosticados com câncer.

Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as Leucemias, o tumores que atingem o sistema nervoso central e os linfomas. “Os sintomas do câncer infantil muitas vezes são parecidos com os de doenças comuns da infância, por isso é muito importante que os pais, mães, pediatras fiquem atentos aos sintomas, dores ou febre persistentes na criança e investiguem mais a fundo para um diagnóstico precoce”, alerta, em conclusão, o oncopediatra, Dr. Jairo Cartum.

Informações sobre a Caminhada:

Cláudia Regina Marques – Grupo GRATO ABC/Baixada Santista

13 99718-5484

You may also read!

Papai Noel chega a Diadema no dia 14

Natal da Esperança preparado pela Prefeitura terá, além da apresentação do Bom Velhinho, árvore e vila de Natal e

Read More...

Mauá celebra 71 anos entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto

Com o indicador de 91% de tratamento de esgoto, Mauá já alcançou 10 anos antes as metas de universalização

Read More...

Fim da peregrinação: Deputada Ana Carolina Serra propõe lei para padronizar atendimento da mulher vítima de violência

Projeto de Lei nº 1197/2025 cria a Política Estadual de Atendimento, visando a concentrar serviços e garantir cuidado humanizado; PL

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu