Programa integra serviços ofertados pelas 34 Unidades Básicas de Saúde e auxilia no tratamento exclusivamente pacientes já diagnosticados
Estabelecido e comemorado em 14 de novembro, o Dia Mundial da Diabetes homenageia, em primeiro lugar, a data de aniversário de Sir Frederick Banting.
Trata-se do co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best.
Em alusão à data, a Prefeitura de São Bernardo destaca, acima de tudo, a linha de cuidado para tratamento da doença.
O programa está presente, por exemplo, em todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Elas auxiliam exclusivamente os pacientes já diagnosticados com Diabetes tipo I e II.
Além disso, toda a rede de Atenção Básica trabalha no fortalecimento do sistema de promoção, prevenção e cuidados da enfermidade.
O objetivo é padronizar e integrar ações para o tratamento de pessoas com diabetes mellitus no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na Atenção Primaria.
Dentro do programa, o diabético aprende a lidar com a doença e a mantê-la de forma controlada.
Isso, com o uso do glicosímetro em casa, entre outras orientações de boas práticas de saúde.
Assistência contínua
Segundo o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, por ser uma doença que necessita de assistência contínua, a manutenção do cuidado e a proximidade do paciente com a equipe da UBS são fundamentais.
“Para obter sucesso no controle do diabetes, é necessário um acompanhamento permanente, com foco na promoção de um estilo de vida saudável e na mudança de hábitos alimentares, bem como estimular a atividade física. Todos esses estímulos fazem parte da linha de cuidados, que aproxima o paciente da rede de Saúde”, destaca, em resumo, Dr. Geraldo.
Atualmente, aproximadamente 60 mil pessoas no município são diagnosticadas com Diabetes e acompanhadas pela rede de Saúde municipal.
Mas, pelo menos outros 10% da população têm a doença e não sabem.
Para atingir todo esse público, dentre as ações de conscientização, prevenção e promoção à saúde estão a identificação de fatores de risco.
São eles o sedentarismo, obesidade e hábitos alimentares não saudáveis nos atendimentos realizados pelas equipes de saúde.
Rede de Atenção Básica
Atualmente, a rede de atenção básica de São Bernardo é composta por 34 Unidades Básicas de Saúde, 170 equipes de Saúde da Família e 110 equipes de Saúde Bucal.
O programa Saúde na Hora Certa contempla 20 delas, com horário de funcionamento estendido das 7h às 22h.
São elas: Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão.