Em linha com esse resultado, as operações da Companhia geraram Caixa R$ 208,8 milhões maior em relação ao mesmo período do ano passado. A geração de caixa operacional foi de R$ 118 milhões no 3T24, positiva pelo segundo trimestre consecutivo, contribuindo assim para a redução de R$ 239 milhões em seu endividamento
A CVC Corp apresenta os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024, evidenciando uma forte performance operacional e uma significativa melhoria na rentabilidade, bem como avanços na estrutura de capital da Companhia.
Esses resultados foram alcançados, em primeiro lugar, mesmo frente a um cenário macroeconômico desafiador na Argentina e no Brasil, ainda impactado pelo fechamento do aeroporto no Rio Grande do Sul.
Em Assembleia Geral de Debenturistas (AGD), realizada em outubro de 2024, a Companhia concluiu a renegociação das debêntures emitidas, o que proporciona maior flexibilidade financeira e condições favoráveis para o crescimento sustentável da CVC Corp, incluindo redução da dívida, extensão dos prazos de pagamento e redução de custos.
No mesmo mês, a Fitch Ratings atribuiu à CVC Corp o rating “BBB” (triplo B), com perspectiva estável.
Esse reconhecimento reflete, acima de tudo, a projeção de resultados robustos, apoiados por uma estrutura de capital sólida e eficiente.
Abertas 90 lojas
Em relação aos resultados operacionais, alcançou, em suma. um recorde histórico de abertura de lojas: 90 novas unidades inauguradas no trimestre, sendo 72 no Brasil e 18 na Argentina, todas franquias.
Além disso, vale ressaltar que desde junho de 2023 a Companhia inaugurou 250 lojas.
O 3T24 foi encerrado, portanto, com um total de 1.196 lojas da CVC Lazer.
Foram 162 inaugurações nos nove meses de 2024, reforçando sua presença em mercados estratégicos e a proximidade com seus clientes.
No Brasil, no segmento B2C, apesar da retração do varejo local e dos desafios no turismo, as Reservas Confirmadas cresceram 10% em comparação ao 3T23.
Isso demonstra, da mesma forma, a eficácia dos pilares estratégicos da Companhia, que incluem a expansão de lojas, o incremento de produtos exclusivos, vendas no modelo Figital e a diversificação de meios de pagamento.
No segmento B2B, a estratégia implementada desde junho de 2023 também apresenta resultados positivos, com o crescimento das Reservas Confirmadas em comparação anual. O Take Rate no Brasil alcançou 10% no 3T24, em linha com o mesmo período do ano anterior.
Cenário melhor
Na Argentina, embora o ambiente macroeconômico continue desafiador, com redução no consumo, o cenário de negócios melhorou nos últimos meses.
O 3T24 registrou uma queda de 22% na comparação anual, uma melhoria significativa em relação à queda de 44% no primeiro semestre de 2024. O trimestre encerrou com EBITDA e lucro líquido positivos na unidade, além de forte geração de caixa. A CVC Corp permanece confiante no potencial de crescimento do mercado argentino e continua seu plano de expansão de franquias.
Os resultados consolidados mostram que o EBITDA ajustado atingiu R$ 125 milhões no 3T24, um aumento de 29% em relação ao 3T23, acumulando R$ 368 milhões nos últimos doze meses. A geração de caixa operacional foi de R$ 118 milhões no 3T24, positiva pelo segundo trimestre consecutivo, fruto da gestão eficiente do capital de giro e da alocação estratégica de investimentos, contribuindo assim para a redução de R$ 239 milhões em seu endividamento, comparando com o mesmo período de 2023.
Por fim, após 20 trimestres registrando prejuízo contábil, no 3T24, a CVC Corp registra R$14,4 milhões de Lucro Líquido, trazendo o sinal de eficácia econômica das estratégias adotadas pela administração.
A CVC Corp acredita que os resultados do 3T24 evidenciam a eficácia das ações tomadas ao longo do último ano. A Companhia permanece confiante no seu potencial de crescimento nos negócios e na execução de sua estratégia focada em expansão e rentabilidade.
Sobre a CVC Corp
A CVC Corp é, em primeiro lugar, um dos maiores grupos de viagens da América Latina.
Tem, por exemplo, marcas que atuam no Brasil e Argentina, nos segmentos de férias/lazer, corporativo/negócios e educação (intercâmbio cultura no exterior).
Fundada em 1972, como uma pequena agência de viagens, a CVC Viagens tornou-se líder no Brasil.
Ao longo dos anos, a CVC Corp expandiu seu portfólio, incorporando marcas renomadas no Brasil e na Argentina como:
CVC Viagens: operadora de viagens especializada em lazer e maior rede de franquias da América Latina, com lojas no modelo figital, site e app.
Experimento: especializada em intercâmbio cultural e educação internacional.
Rextur Advance: consolidadora de bilhetes aéreos no segmento B2B.
Trend Viagens: consolidadora de todos os serviços de turismo, focada em viagens corporativas e de lazer.
Visual Turismo: operadora de viagens especializada em viagens sob medida.
Almundo: uma empresa argentina com lojas físicas, plataforma digital e call center.
Biblos: focada em turismo de luxo e experiências exclusivas na Argentina, é membro Virtuoso, principal rede mundial de agências de viagens de luxo.
Ola: operadora de turismo dedicada ao suporte a agentes de viagens independentes na Argentina.
Hoje, a CVC Corp continua a evoluir, oferecendo, em conclusão, uma ampla gama de produtos e serviços, sempre com foco em competitividade, eficiência e a melhor experiência de viagem para milhares de clientes na América Latina.