Equipamentos de saúde intensificam, acima de tudo, trabalho de prevenção e detecção precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas durante todo o mês, com realização de ‘Dia D’ no sábado 23
A Prefeitura de São Bernardo intensifica, em primeiro lugar, as ações voltadas à prevenção e detecção precoce do câncer de próstata.
Também trata de outras doenças masculinas neste mês, durante a tradicional Campanha do Novembro Azul.
Neste período, todas as unidades de Saúde estarão comprometidas com o tema.
Sempre reforçando aos pacientes as orientações sobre a importância da realização de consultas e exames de rotina.
Sem contar a manutenção de hábitos saudáveis e atualização da caderneta de vacinação.
Para fortalecer a campanha Novembro Azul e facilitar o acesso do público masculino, a Prefeitura realiza ‘Dia D’ no sábado, 23 de novembro.
Na data, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas para atender a população das 8h às 17h.
Entre os serviços ofertados, destaque para realização de teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Tem ainda ações educativas, orientações com temas voltados à saúde do homem e vacinação para pessoas de 9 a 14 anos contra o HPV.
Além de atualização da caderneta de imunização e rastreamento de câncer de boca.
Desmistificar
Conforme explica o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a campanha Novembro Azul é, também, oportunidade de desmistificar todo o preconceito a respeito dos cuidados do homem com a saúde.
“Embora o câncer de próstata seja o principal mote da campanha, aproveitamos o mês para reforçar a importância de o público masculino ir ao médico e estar em dia com a saúde como um todo, tendo em vista que outras doenças também preocupam, como é o caso do diabetes, da hipertensão e da obesidade. A prevenção é sempre a melhor forma de evitar complicações futuras”, diz, em resumo.
Palestras e rodas de conversas
Em novembro todo, as unidades de Saúde especializadas realizarão atividades diversas voltadas à manutenção da saúde masculina.
A Policlínica Alvarenga, por exemplo, fará desde triagem, orientação aos pacientes com dúvidas, até encaminhamentos necessários.
Além disso, haverá aula aos pacientes que estiverem aguardando atendimento com rápida explicação sobre a importância do novembro azul.
No CAPS III AD Alves Dias, CAPS III Centro e CAPS III AD Centro, os grupos terapêuticos abordarão a conscientização sobre o câncer de próstata.
O CAPS III Alvarenga promoverá roda de conversa com os pacientes sobre a saúde do homem e a importância da prevenção do câncer de próstata em 6 e 27 de novembro.
Já o CAPS AD Infantojuvenil terá grupo de saúde com o tema saúde do homem em 12 de novembro.
Da mesma forma, em 14 de novembro será a vez do CAPS III Rudge Ramos sediar palestra específica sobre o Novembro Azul e autocuidado.
O CAPS III Selecta promoverá a gincana Novembro Azul, com conscientização sobre o câncer de próstata em 21 de novembro.
No dia 22, palestra sobre prevenção, cuidados e a importância da saúde masculina.
O CAPS III Farina contará com uma roda de conversa sobre a importância da prevenção e cuidado com o câncer de próstata e atividades expressivas em 21 de novembro.
Já no dia 22 de novembro, o CAPS III AD Alves Dias realizará palestra com roda de conversa enfatizando a conscientização sobre o câncer de próstata.
Iluminação especial
Como forma de enfatizar o tema, durante todo o mês, os viadutos Tereza Delta, Pastor Roberto Montanheiro, José Gomes da Silva, Mamãe Clory e João Fernandes Filho, bem como o Paço Municipal, estarão iluminados na cor azul.
A medida da Prefeitura acompanha diretrizes do Ministério da Saúde. O sistema de iluminação é ligado todas as noites, automaticamente, com o propósito de destacar a importância da prevenção.
Prevenção e cuidado
O câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens no Brasil, segundo o Ministério da Saúde (atrás apenas dos tumores de pele não melanoma).
São contabilizados cerca de 72 mil novos casos todos os anos no País, com média de 16 mil mortes a cada ano.
Os exames para diagnóstico do câncer de próstata são, portanto, o PSA e o toque retal.
Além de manter alimentação saudável e equilibrada, a prática de atividades físicas, manutenção do peso ideal, controle da pressão, do diabetes, do colesterol e não fumar estão, em conclusão, entre as principais recomendações médicas para se evitar doenças, inclusive o câncer.