Crescimento de venda de veículos aquece mercado cegonheiro

In ABCD, Canto do Joca, Economia On
- Updated
José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho, presidente do Sinaceg

O mercado de veículos zero quilômetro no Brasil está a todo vapor, com recordes sucessivos de vendas mensais em 2024, um aquecimento que abrange toda a cadeia automotiva.

Em setembro, foram vendidos 236,3 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Em relação à produção industrial, foi o melhor trimestre desde o terceiro de 2019. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), houve alta de 19,5% no setor quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Entidade que representa os responsáveis por transportar parte dos veículos zero-quilômetro vendidos no país, o Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) celebra a recuperação do setor, cujo desempenho já se equipara aos números registrados no período pré-pandemia.

“Com o mercado interno aquecido, com mais veículos sendo emplacados e vendidos, nossos trabalho, de transportar esses ‘sonhos’ dos brasileiros, torna-se cada vez mais importante para fazer um transporte de veículo com qualidade e, com isso, garantir que esses números continuem subindo”, diz, em resumo, José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho, presidente do Sinaceg.

O slogan do Sinaceg é “transportando sonhos que movem o Brasil”, em referência ao carro zero quilômetro, um sonho histórico dos brasileiros que chegou a colocar o País na 6ª posição (dados de 2022) entre os maiores mercados automotivos do mundo.

A retomada é consistente. Na análise do ano até setembro, as vendas alcançaram alta de 14,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Resultado: 1,859 milhão de unidades vendidas. Para se ter uma ideia da média diária, em setembro, foram registradas vendas de 11,2 mil unidades.

Em setembro, a produção de veículos no Brasil chegou a 230 mil unidades. Isso significa uma alta de 10,1% na comparação com o mesmo mês de 2023. A tendência é que as projeções de produção para o ano sejam revistas para cima.

Sempre com dados da Anfavea, se somados os meses de 2023, é possível notar que houve manutenção da alta registrada em agosto. Os números mostram mudança das quedas indicadas no primeiro semestre deste ano. Entre janeiro e setembro, 1,874 milhão de veículos foi produzido, que aponta alta de 7% em comparação com os nove primeiros meses do ano passado.

Empregos e juros

O presidente do Sinaceg, Boizinho, avalia que o cenário poderá melhorar ainda mais, a depender dos níveis de desempenho da economia de forma geral e, principalmente, se a taxa de juros começar uma trajetória decrescente. “Se conseguirmos baixar as taxas de juros, teremos um 2025 no mesmo nível de agora, o que seria muito importante para o país e, principalmente, para nossa ‘nação cegonheira’”, diz.

Aumento de emplacamentos

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) registrou no Estado novo aumento nos emplacamentos de veículos zero quilômetro. Entre julho e setembro, foram emplacados 303.784 veículos, o que mostra um avanço de 14% em relação aos 265.878 do mesmo trimestre do ano passado.

De janeiro a setembro, já foram contabilizados 845.619 primeiros emplacamentos. Isso praticamente iguala o volume de todo o ano de 2022, que registrou 849.458 veículos.
De janeiro a setembro deste ano, a marca alcançada é a maior dos últimos 10 anos.

You may also read!

Morando vistoria obras do Piscinão Jaboticabal, hoje 65% executadas

Visita se deu ao lado de engenheiros da SP Águas e da deputada Carla Morando; com capacidade de 900

Read More...

Braskem forma terceira turma do Costura Criativa  

Desde a sua criação, mais de 70 mulheres tiveram, acima de tudo, a oportunidade de criar novas peças artesanais

Read More...

Caminhada de Alerta Contra o Câncer Infantojuvenil será neste sábado (23.11)

Organizada pelo grupo GRATO ABC, a caminhada sairá da Praça Nossa Senhora de Fátima, - Vila Caiçara na Praia

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu