Na manhã deste domingo (22.9), a Unidade Popular pelo Socialismo reuniu, em primeiro lugar, a militância da Capital, ABCD e Interior do Estado.
A pauta foi para debater os próximos passos e preparar a militância para os últimos dias da campanha eleitoral.
Com mais de 400 pessoas, o evento contou com a presença das candidaturas para a Prefeitura de São Paulo (Ricardo Senese para prefeito e Julia Soares), e para a Câmara de Vereadores, Lígia Mendes, Carol Vigliar, Lucas Carvente, Dany Oliveira, Gustavo Matos e Marcelo Viola.
Além das candidaturas de Mauá, Amanda Bispo para prefeita, e os candidatos a vereadores João Abreu, Selma Almeida e Julia Cachos.
A Unidade Popular não recebe Fundo Partidário e denuncia que tem somente 0,06% do Fundo Eleitoral para realizar toda a sua campanha. Assim, o partido tem contado com o trabalho voluntário dos militantes para entregar milhões de panfletos no estado.
Wanderson Pinheiro, do diretório nacional da UP, relatou que durante as panfletagens um trabalhador disse: “Tô sentindo a sua sinceridade, nenhum outro está fazendo o que você tá fazendo. Chegando aqui às 5 h da manhã, 2 ou 3 vezes na semana.”
Houves vários outros relatos do apoio e reconhecimento que a Unidade Popular tem recebido da população por ser o partido que está sempre presente nas lutas e nas ruas.
“Chamar o povo para a luta”
Carol Vigliar, da coordenação nacional do Movimento de Mulheres Olga Benario e candidata a vereadora relata, em suma, o objetivo do trabalho.
“Nossa campanha é pra chamar o povo para a luta. Para enfrentar o fascismo! Me ligaram essa semana de uma escola da Zona Sul, uma menina me dizendo que 9 turmas iam fechar e nós fomos construir um ato nessa escola e barramos os fechamentos dessas turmas”, disse, em suma.
Amanda Bispo, candidata a prefeita de Mauá, ainda afirmou, da mesma forma, os compromissos com o povo.
“Somos os únicos com o compromisso de zerar a tarifa do ônibus, somos os únicos que têm compromisso de zerar a fila da creche, somos os únicos que vamos pegar cada terreno, cada imóvel abandonado e fazer se transformar em casa pras pessoas que não tem onde morar”.
Ricardo Senese afirmou, além disso, o objetivo da campanha de seu partido.
“Estamos nesse processo eleitoral para olhar na cara dos fascistas, dos que querem privatizar a água, a educação, a saúde e fazer balançar o sistema capitalista na maior cidade do Brasil e construir o socialismo”, assinalou, em resumo.
Nesta segunda (23.9), Amanda Bispo, terá várias atividades.
Às 11h30, panfletagem na fábrica de Costura; às 16h, banquinha na estação de Mauá; e às 19h, em conclusão, live com Ação Clima Tempo Popular.