Sehal destaca, em primeiro lugar, importância de estabelecimentos antigos
Independentemente de ser uma marca tradicional, o Bar do Bolinho, de São Bernardo do Campo, tem no segredo do seu sucesso, além da própria receita trancada a sete chaves, a veia empreendedora dos seus proprietários que dão continuidade ao negócio.
Desde 1994 nas mãos da família Hidaka, o estabelecimento passou, acima de tudo, por várias transformações.
Ampliou o mix de produtos, mudou o lay out da loja, inovou nos pontos, entre outras estratégias que mantêm o famoso bolinho de carne, um dos mais conhecidos em todo o ABCD.
O Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) destaca, além disso, o fato de os comércios antigos gerarem empregos.
Assim, contribuem, da mesma forma, com o desenvolvimento econômico e refletem a personalidade e cultura da comunidade.
“Por isso, incentivamos o consumo do comércio local e desejamos que o Bar do Bolinho mantenha a tradição e o seu sucesso por muitas gerações”, diz, em resumo, o presidente do Sehal, Beto Moreira.
História saborosa
O quitute que dá nome à casa nasceu na Rua Brasílio Machado 26, Centro de São Bernardo, em 1968, que tinha descendentes orientais como proprietários.
Em 1994 foi adquirido pelo casal Luiz e Nair Hidaka e é comandado pela família até os dias de hoje. Neste local, o bar ficou até 2004.
“Ficamos sabendo à época da venda do bar, que era apenas uma portinha, e decidimos comprar porque já estávamos no ramo da gastronomia.”, disse a filha do casal, Luciana Hidaka que, junto com o irmão Ricardo toca o negócio.
Segundo ela, a receita original do famoso bolinho é a mesma desde o início e mantida em segredo a sete chaves.
A mãe, a dona Nair, ainda fica à frente da cozinha e comanda a função, aos 78 anos, com maestria.
A fórmula do sucesso de um estabelecimento de 55 anos, há 30 anos sob a mesma gestão, foi não ter parado no tempo, segundo Luciana.
“Inauguramos outros pontos com uma identidade visual, criamos novos pratos e sobremesas”, acrescentou.
Hoje são três casas, sendo duas em São Bernardo, na Rua General Osório, 43 (próximo ao endereço original); no São Bernardo Plaza Shopping e no Bairro Jardim, em Santo André.
Clientes fiéis
Para além da visão empreendedora, há ainda, além disso, fatores determinantes que mantêm a casa conhecida.
“A fidelidade. Há um carinho dos nossos clientes pelos produtos e até uma ligação nostálgica. Muitas pessoas que saíram da cidade, moram em outro local, e quando vêm pra cá vem nos visitar e matar a saudade do bolinho”, diz Luciana.
Com tanta fama, o local ainda é considerado ponto turístico.
“Somos sempre lembrados quando o assunto é gastronomia. Já fomos entrevistados para reportagens de televisão em nível nacional”, conta, em suma.
A concorrência? A família nem se abala!
“Muitos tentaram copiar dando o nome de bolinho do japonês. O nosso diferencial, além do sabor incomparável, é entregar o que o mercado exige, o que os consumidores procuram e, principalmente, proporcionar uma boa experiência. Com isso nos fortalecemos e mantemos o cliente fiel à marca, com atendimento de excelência e simpatia”, afirma, em conclusão.