P. Penedo
Maçã fruto
A maçã é classificada como pseudofruto. Os frutos se desenvolvem a partir do óvulo fecundado de uma flor, já os pseudofrutos se desenvolvem a partir de outras partes florais, como a haste que sustenta a flor, chamada de pedúnculo. O caju é um bom exemplo de pseudofruto. O que chamamos de fruto, no caju, é a haste que sustenta a flor, que se desenvolve como uma estrutura carnosa comestível. O verdadeiro fruto é a castanha. Na maçã, o verdadeiro fruto é aquela casquinha interna em que as sementes são guardadas. O que chamamos de fruto é a parte comestível originada do receptáculo floral.
Maçã árvore
Acredita-se que a macieira seja a mais antiga árvore cultivada. Quem sabe se deva a isso a presença do fruto na mitologia de diversas culturas como a nórdica, a celta, e na grega em que era tratada como símbolo do amor; sem falar na maçã que Eva ofereceu a Adão e naquela que despencou de uma macieira direto e reto na cabeça de Newton e que fez acordar no cérebro do cientista a descrição da lei da gravidade.
Maçã alimento
Em termos nutricionais é uma pílula do bem. Pesquisas revelam que o consumo do fruto pode reduzir o risco de câncer do cólon, da próstata e do pulmão e ajuda na perda de peso e no controle do colesterol. Nesse aspecto é praticamente uma fruta de vida, porém um tipo que cresce desde o norte da América do Sul, passa pelo Caribe e chega até a Flórida, vai na contramão dessa dádiva do bem. A Hippomane mancinella é conhecida como maçã da morte.
…E veneno
Um simples toque na seiva leitosa da mancinella já é suficiente para provocar uma terrível queimadura; o fruto causa diarreias, vômitos severos e morte. E até mesmo destruí-la oferece perigo, pois a fumaça produzida pela incineração pode causar cegueira temporária e graves problemas de respiração. Pode-se dizer que esse tipo de maçã está mais para a história da Branca de Neve do que para a da mitologia grega, e muito mais pra iguaria do Inferno do que pra Fruto do Paraíso.
O Equilibrista
O maior equilibrista da História do Brasil foi um só. Conseguiu, mesmo com todo aquele peso físico (mas sem carregar nem sequer um grama de fardo na consciência) assinar e dar apoio incondicional ao Ato Institucional Nº 5, que cassou o mandato de políticos eleitos nas esferas federal, estadual e municipal, autorizou o presidente da República a intervir nos governos de estados e municípios e permitiu a suspensão de direitos e garantias constitucionais individuais, incluso aí a violência da suspensão do habeas corpus; e ainda assim, mesmo depois de ter firmado o documento mais duro da ditadura militar, alcançou mais tarde a graça de ser abraçado como conselheiro por Dilma Rousseff e homenageado post mortem por Lula.
Atravessando o picadeiro sem cair da corda bamba, vai ao céu Delfim Netto.
Conjecturas
Bebo para tornar as outras pessoas mais interessantes.
Ernest Hemingway
Cresci com seis irmãos. Foi assim que aprendi a dançar. Esperando para ir ao banheiro.
Bob Hope
Eu prefiro escolher uma pessoa preguiçosa para fazer um trabalho complexo, pois ela vai encontrar uma maneira fácil de fazer aquilo.
Bill Gates
De Montes Claros para o mundo
Curtindo um Amor de Índio num Sol de Primavera enquanto escrevia Contos da Lua Vaga numa verdadeira Viagem das Mãos levada por uma Alma de Borracha Andaluz nos Dias de Paz, Em Algum Lugar… Brincadeira de títulos à parte, 13 de agosto. Aniversário de
Beto Guedes