P. Penedo
Pior período para estar vivo
Especialistas concordam que o período conhecido como a Pequena Idade do Gelo, o mais severo e prolongado resfriamento climático no Hemisfério Norte nos últimos 2 mil anos, tenha sido causado pela erupção gigantesca de um vulcão. Mas discordam sobre qual teria sido a abertura na crosta terrestre por onde foram lançadas quantidades astronômicas de gases e aerossóis na atmosfera que foram capazes de obrigar o sol a ‘dar uma luz sem brilho, como a lua’, conforme relato de Procópio, historiador bizantino do século VI. Alguns apontam como vilão o vulcão Rabaul, em Papua Nova Guiné. Há quem acuse o Krakatoa, na Indonésia. E há ainda quem diga que o hoje adormecido vulcão Ilopango, em El Salvador, foi o grande culpado. O resfriamento foi extremo entre os anos 536 e 540, mas a Pequena Idade do Gelo se estendeu até o ano 560, causando quebra de colheitas, fome generalizada e milhões de mortes. O historiador medieval da Universidade de Harvard, Michael McCormick, liga a escassez de alimentos e consequente enfraquecimento das populações como principal causa da disseminação do surto de peste bubônica, ocorrido naquele período, que destruiu pelo menos um terço da população do Império Romano Oriental. É dele também a declaração de que aquele período foi o ‘um dos piores para se estar vivo, se não o pior’.
João Rubinato
João Rubinato nasceu em 1912, mas a família adulterou os documentos, e o ano de 1910 passou a valer como ano de nascimento. O objetivo era fazer com que pudesse começar a trabalhar mais cedo, pois o lugar onde conseguiu emprego não admitia quem tivesse menos de doze anos. João precisava trabalhar para ajudar no sustento da família, que era numerosa, e em razão disso teve que abandonar os estudos. Mas não gostava de estudar. O primeiro emprego foi como entregador de marmitas. Confessaria mais tarde que costumava surrupiar alguns dos bolinhos das marmitas dos clientes para saciar a fome. Queria ser artista. Escolheu a profissão de ator, mas inicialmente fracassou. Como naquele tempo, em que imperava o rádio, as carreiras de locutor e cantor também poderiam levá-lo ao sucesso, tentou abrir espaço como cantor. Estreou cantando num programa de calouros, mas foi reprovado. Teimoso, inscreveu-se novamente no programa interpretando Filosofia, de Noel Rosa. Dessa vez foi aplaudido. As participações em programas radiofônicos acabaram por lhe abrir as portas para a tão sonhada carreira de ator. Tornou-se ator radiofônico criando e interpretando tipos populares paulistanos, o que lhe conferiu relativo sucesso. Mas quando transformou a vida desses tipos humanos em composições musicais é que encontrou o caminho definitivo para o triunfo e a popularidade. Morreu aos 70 anos em 23 de novembro de 1982. Deixou um legado de sucessos, como Tiro ao Álvaro, Samba do Arnesto, Saudosa Maloca e o maior deles, Trem das Onze. Neste 6 de agosto é comemorada, principalmente na Paulicéia, a data dos 114 anos de nascimento de João Rubinato, que se tornou conhecido pelo nome artístico de Adoniran Barbosa.
Romaria
6 de agosto também é dia do Senhor Bom Jesus da Lapa, terceira maior romaria do Brasil e a mais antiga. 333 anos.
É um avião? É um pássaro?
A resposta é sim para o bombardeiro o Northrop B-2 Spirit, inspirado no falcão peregrino.
Tirando as cortinas do Windows
Pressione a Tecla Win + . (ponto) para abrir um painel de emojis e gifts.
Pressione a Tecla Win e comece a escrever qualquer operação matemática. Automaticamente a calculadora se abrirá.
Para ter acesso rápido ao gerenciamento das funções do sistema, apenas pressione Win + x
Esta é muito boa. Digitação por fala. Basta pressiona Win + Hy, clicar no microfone e começar a falar. Sua fala será transformada em texto.
Conjecturas
Você se lembra quem você era antes de o mundo lhe dizer quem você deveria ser?
Charles Bukowski.
A melhor definição de amor não vale um beijo de moça namorada.
Machado de Assis.
Invejo a burrice porque é eterna.
Nelson Rodrigues
Una volta per tutte
Prepariamo la vera carbonara.
Adoniran