Museu do Futebol abre edital para jovens pesquisadores e pesquisadoras com o tema “Territórios do Futebol”

In ABCD, Esportes On
- Updated
Museu do Futebol. Foto: Miguel Schincariol/Divulgação

Duas pessoas selecionadas receberão bolsa mensal de R$ 2.100 por oito meses para desenvolver pesquisas envolvendo o futebol de várzea

O Museu do Futebol está com edital aberto para selecionar jovens pesquisadores recém-graduados ou pós-graduados para a produção de conhecimento acerca do eixo de pesquisa “Territórios do Futebol”. Serão duas pessoas aprovadas que receberão bolsas de R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais) cada, pelo período de oito meses. Localizado no Estádio do Pacaembu, na capital paulista, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.   

As inscrições vão até 2 de agosto. As pessoas interessadas devem preencher o formulário de inscrição , enviar carta de intenção, comprovante(s) de titulação, cópia de documento de identificação com foto e Currículo Lattes para o e-mail crfb@museudofutebol.org.br. A pessoa pesquisadora vai atuar com o intuito de desenvolver pesquisas sobre o futebol popular e de várzea na cidade de São Paulo. 

Sobre o tema 

Durante o projeto de implantação do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), entre 2011 e 2013, houve o desenvolvimento de pesquisas sobre o futebol de várzea. Nesse contexto, foram produzidos acervos como relatos de campo, fotografias, vídeos de jogos e campeonatos, bem como entrevistas com várias personagens detentoras dessas memórias e experiências. Posteriormente, foram realizados outros projetos sobre futebol de várzea, contemplando o Campo de Marte, em São Paulo, e a prática dessa modalidade por mulheres. Ao longo de sua trajetória, o CRFB angariou mais de 20 coleções que hoje compõem o acervo do Museu do Futebol.  

 A expectativa é que os conteúdos gerados pelas jovens pesquisadoras e pesquisadores no âmbito do projeto possam não só complementar este material, mas também oferecer subsídios para o desdobramento de ações a serem promovidas por distintos núcleos do Museu do Futebol. Como contrapartida às bolsas, as pessoas selecionadas terão o compromisso em redigir artigos sobre a pesquisa, participar em congresso da área, colaborar com eventos do museu e utilizar as fontes do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) em seus trabalhos.   

O resultado será publicado no dia 30 de agosto nos sites www.museudofutebol.org.br e www.idbr.org.br com o nome e as notas dos candidatos e candidatas entrevistados. 

Clique aqui e confira o edital 

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL     

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu. Suas salas expositivas instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa identidade.    

O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho, e gerido pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.       

PATROCINADORES E PARCEIROS    

A temporada 2024 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Grupo Globo, Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede, e Mercado Livre. Conta ainda com apoio da Farmacêutica EMS, Arkema e Evonik Brasil. As empresas parceiras são Pinheiro Neto Advogados e Banco Safra. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.  

You may also read!

Clube União Lyra Serrano, em Paranapiacaba, será restaurado

Prefeitura de Santo André assinou termo de cooperação técnica com Instituto de Cultura Democrática para recuperação de prédio histórico A

Read More...

São Paulo paga o preço da rede elétrica obsoleta

Verão e chuvas intensas reacendem o debate sobre a necessidade de redes subterrâneas para modernizar o sistema e evitar

Read More...

Florestan Fernandes amplia e democratiza oportunidades de qualificação profissional em quatro anos

Fim de prova de admissão, criação de núcleos descentralizados de formação e parcerias para ofertar cursos técnicos contribuíram para

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu