Semil abre espaço de participação pública para construção de mecanismo de financiamento climático

In Canto do Joca On
- Updated

Finaclima Participativo tem como objetivo abrir espaço à sociedade civil para contribuições na construção do mecanismo de financiamento climático do Estado de São Paulo; sugestões devem ser enviadas até o próximo dia 22/07
 

Em continuidade à estruturação do Finaclima, lançado no Dia do Meio Ambiente pelo Decreto nº 68.577, de 5 de junho de 2024, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) abriu um espaço de participação pública com o objetivo de receber contribuições do cidadão paulista voltadas à fase de seleção da entidade gestora até o dia 22/7.
 

A entidade gestora do Finaclima terá a responsabilidade de aplicar os recursos conforme as regras de destinação e utilização de cada fonte, obedecendo as regras e o planejamento definidos pelo seu Conselho de Orientação. Elas também poderão prospectar recursos e parcerias para os projetos em carteira ou para a elaboração de novos projetos e desenvolver estratégias de combinação de diferentes fontes de recursos (blended finance) para aplicação nos projetos apoiados pelo mecanismo. Isso aumenta a possibilidade de recursos disponíveis para o financiamento de projetos inovadores e de larga escala na agenda de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
 

Na avaliação da secretária da pasta, Natália Resende, o Finaclima Participativo é uma importante etapa da estruturação do mecanismo. “Criamos um espaço para o recebimento de contribuições de diversas fontes, desde possíveis doadores a especialistas no tema, que nos permitirá elaborar um edital robusto para seleção da entidade gestora.”
 

Finaclima – Instrumento da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), criará novas oportunidades de implementação e dará escala a ações de mitigação e adaptação previstas no Plano de Ação Climática (PAC) e no Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática (PEARC). Entre os eixos de aplicação de recursos estão a restauração e conservação de ecossistemas, preservação e desenvolvimento de sistemas agrícolas biodiversos e outras soluções baseadas na natureza.
 

Para tanto, está em construção um sólido arranjo de governança, gestão de recursos e entrega de resultados capaz de atrair doações e investimentos de impacto de pessoas físicas e jurídicas, além de outras fontes de recursos como pagamentos para o cumprimento de obrigações legais ou contratuais e doações realizadas por entidades internacionais de direito privado, por organismos multilaterais e estados estrangeiros . Também poderão ser destinadas doações diretas de bens e serviços para a implementação das estratégias do Finaclima.
 

Para participar, acesse a página do Finaclima Participativo com a explicação do processo e o link do formulário de contribuição no link ao lado: Link

You may also read!

Akira Auriani dialoga com moradores e líderes nos bairros

O candidato a prefeito em Rio Grande da Serra Akira Auriani (PSB) participou de série de reuniões com moradores

Read More...

Flávia Morando come pastel com Carla e propõe ampliação da feira noturna em São Bernardo

Candidata ao Paço pelo União Brasil ouviu demandas da população em agenda realizada no Pq. São Diogo, ao lado

Read More...

Gilvan participa de sabatina na Acisa, roda a cidade e apresenta propostas para a Prefeitura de Santo André

Candidato fez caminhada ao lado da população no Jardim Ipanema Gilvan participou nesta quarta-feira (18.9) de sabatina na Acisa (Associação

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu