Tecnolab Medicina Diagnóstica recebe recertificação nível excelência ONA

In ABCD, Saúde On
- Updated
Foto: Arquivo Tecnolab - Tecnolab Medicina Diagnóstica/Divulgação

Acreditação afirma o compromisso de oferecer melhor jornada ao paciente, reduzindo riscos e falhas de interpretação de exames e procedimentos

O Tecnolab Medicina Diagnóstica foi reconhecido pela sua excelência no atendimento e serviços prestados e foi recertificado nível III com Excelência pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), evidenciando seu compromisso com a segurança e a qualidade na jornada do paciente. Com 45 anos de atuação no mercado, o Tecnolab é reconhecido como o mais completo centro de diagnóstico na região do ABCD, Mauá e Ribeirão Pires.
A unidade Matriz, localizada em São Bernardo do Campo, possui uma área total de 9.300 m². Além disso, o Tecnolab conta com mais de 1.000 colaboradores diretos e indiretos distribuídos em 12 unidades, todas aderindo à rigorosos programas de certificação, como o Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), e o Controllab, da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica.
A obtenção de acreditação é, de fato, um processo desafiador que requer comprometimento, disciplina e uma mudança cultural significativa dentro da organização. O Tecnolab, acreditado desde 2009 no nível II, reforça o compromisso com a recertificação em Excelência neste ano 2024. A CEO do IQG (Instituto Qualisa de Gestão), Mara Machado, enfatiza que, embora a acreditação seja um marco e um reconhecimento do compromisso com a qualidade, o grande desafio para todas as organizações de saúde, incluindo o Tecnolab, é institucionalizar e sustentar as boas práticas dentro da cultura organizacional.
Para Lusineide A. Santos, gerente da Qualidade do Tecnolab, a acreditação afirma a excelência no atendimento prestado pelo Tecnolab, com segurança e cuidado centrado no paciente.
“A acreditação exige que os laboratórios implementem e mantenham altos padrões de qualidade em todos os seus processos. Além de proporcionar maior garantia nos exames e diagnósticos oferecidos com mais precisão e confiança não só para o paciente como para todos os profissionais de saúde desta empresa, minimizando riscos e erros”, ressalta Dr. Fábio Gastal, CEO da ONA.
No Brasil, a ONA já acreditou mais de 200 laboratórios e no ABC, são mais de 40 estabelecimentos de saúde acreditados pela ONA, dentre eles:
Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue); Rede D´Or São Luiz (Hospital Assunção; Ifor; Hospital Ribeirão Pires e Hospital Bartira); Hospital Estadual Mário Covas de Santo André; Fundação do ABC (Complexo Hospitalar Municipal de SBC); Hospital Estadual de Diadema; Manserv Facilities, entre outros.
Cenário brasileiro de acreditação – Das mais de 380 mil organizações de saúde instaladas no país, segundo o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de saúde), 1.712 são acreditadas por metodologias de acreditação nacional ou internacional. Deste total, a ONA é responsável por 72,1% do mercado de acreditação, o que corresponde a 1.270 certificados, dos quais 424 são hospitais.
E a perspectiva para este ano é desafiadora. A projeção é crescer mais de 20%, quando comparado a 2023, principalmente, nas regiões do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Atualmente, 61% das instituições acreditadas pela ONA estão concentradas na região Sudeste. O Sul é responsável por 12,7%, Nordeste, 12,1%, Centro-Oeste, 11,4% e Norte por 2,8%.
Sobre a ONA: A Organização Nacional de Acreditação (ONA) certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O Manual de Acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países. www.ona.org.br

You may also read!

Luiz Fernando encerra campanha com caminhadas

O candidato a prefeito de São Bernardo Luiz Fernando (PT) encerrou a campanha do primeiro turno em caminhadas pela

Read More...

Mar roxo inunda Marechal e Faria Lima por Marcelo Lima

Marcelo Lima (Podemos), candidato a prefeito de São Bernardo do Campo, transformou a Rua Marechal Deodoro, a principal via

Read More...

Flávia Morando reúne mais de 1.000 carros em onda amarela pelas ruas de São Bernardo

Postulante ao Paço com apoio do prefeito Orlando Morando realizou último grande ato de campanha ao lado de apoiadores

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu