Unidade aberta na zona sul de São Paulo é a primeira de um plano de negócios que prevê 230 farmácias espalhadas pelo país em cinco anos
Imagine transformar a ida à farmácia em uma experiência bem mais agradável e tecnológica, e ainda ter a possibilidade de sair com os cabelos escovados ou realizar rapidamente um exame de saúde e fazer uma consulta médica via plataforma de telemedicina. Parece futurista demais? Não para os clientes da S2Farma, que inaugurou sua primeira unidade na Chácara Santo Antônio, zona sul de São Paulo, em um espaço de 200 m2, com planos ambiciosos de expansão.
O novo conceito que a S2Farma traz para o mercado de drogaria vai muito além de um simples espaço para a venda de medicamentos. Em um complexo de saúde altamente inovador, a tecnologia foi implementada para trazer maior agilidade e praticidade para o cliente, proporcionando também uma experiência de compra mais agradável.
“Logo na entrada, as pessoas são recebidas por um robô humanoide integrado à inteligência artificial, que dá as boas-vindas e o conduz ao produto desejado,” explica Pedro Paulo Frigerio, diretor de operações da S2Farma.
A sensação de ter entrado no “mundo dos Jetsons” é reforçada pelos detalhes do ambiente e do atendimento. Nas prateleiras, etiquetas eletrônicas que automaticamente atualizam os preços reduzem os gastos com papel. Um sistema de câmeras controla a reposição e a manutenção de estoque. Há também uma prateleira virtual, que disponibiliza uma maior gama de produtos que pela falta de espaço não estariam presentes na loja, diminuindo o problema e ruptura que existe no varejo.
Já o robô dispensador de medicamentos que gerencia a curva de venda, a validade, e o e-commerce, reduz significativamente as perdas de remédios, facilitando o controle de estoques. “Isso gera economia porque minimiza o descarte de produtos”, afirma o diretor da S2Farma.
Durante sua experiência de compra, o cliente ainda pode receber atendimento virtual para solucionar dúvidas e se informar sobre os produtos. E se quiser fazer o checkout no sistema de autoatendimento, realizando o pagamento em máquinas, também tem essa opção.
Nas gôndolas, telas são capazes de identificar através de câmeras a retirada dos produtos e vincular um anúncio sobre ele. O cliente também pode se posicionar em frente a um espelho com tecnologia para projetar o produto selecionado nele mesmo, com o intuito de demonstrar seus efeitos. Segundo Pedro Frigerio, a operação de varejo da S2 Farma é algo totalmente inovador no país. “Um divisor de águas, com vantagens para o cliente, para a operação e até para o meio ambiente.”
Serviços de beleza, exames e telemedicina
Com o objetivo de oferecer comodidade aos clientes, a S2 Farma oferece também exames de ponta em suas instalações. Entre eles, o rastreio de mama com termografia de contato de última geração e apoio de inteligência artificial. “Isso permite fazer o rastreio precoce de câncer de mama em mulheres jovens por meio da ferramenta Braster Pro,” explica Frigerio, enfatizando que se trata de um rastreio e não substitui a mamografia.
Também será possível fazer o rastreio cognitivo por meio do Altoida, um exame não invasivo, validado por mais de 15 estudos científicos publicados e reconhecidos mundialmente. Segundo o executivo, essa é a primeira ferramenta de predição do mundo totalmente digital, capaz de identificar declínio cognitivo precocemente e consequentes riscos de doenças neurológicas e demenciais como Alzheimer, usando a inteligência artificial.
A S2Farma também contará com uma plataforma própria de telemedicina 100% integrada a plataforma de anamnese da farmácia, para que o médico possa acessar todo o histórico clínico do paciente de forma ágil e descomplicada.
Já a vacinação, também oferecida aos clientes na loja, conta com o apoio da realidade virtual, tornando a experiência mais lúdica para os pacientes, que conseguem se distrair e amenizar possíveis desconfortos.
Para os clientes que quiserem aproveitar a ocasião para cuidar dos cabelos, a S2Farma oferece ainda um espaço de beleza com produtos e tratamentos. Quem faz compras na farmácia ganha créditos que podem ser usados nesse espaço de beleza.
Boas práticas, sustentabilidade e legado social
A S2Farma aposta num sistema diferenciado de fidelização dos clientes não restrito apenas a recompensa por meio de compras, mas também por meio de atitudes conscientes. As ações de sustentabilidade se estendem ainda na captação de energia solar e entregas feitas por bikes elétricas.
A emissão do cupom digital, batizado de cupom verde, também é outro diferencial da marca. Já o leilão solidário se destaca como a principal ação social da empresa. “Nossa principal gôndola das unidades será apadrinhada por uma marca e terá destaque não apenas no espaço, mas oferecerá uma promoção para os clientes e parte da renda será destinada ao Instituto Simbora Gente, que há 14 anos valoriza o conhecimento e a diversidade para o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual, diz Frigerio.
A S2Farma tem como missão oferecer uma experiência totalmente personalizada, integrando as etapas de saúde do cliente de forma holística. Mais do que dispensar medicamentos, a marca atua na prevenção, na autoestima e no tratamento como um todo, promovendo o bem-estar integral do indivíduo. Enquanto muitos sonham com carros voadores, a S2Farma acredita que o futuro da saúde está na simplicidade. Acreditamos que o futuro é cuidar das pessoas de forma eficaz e otimizar a sua dinâmica de vida, proporcionando um dia a dia mais leve e saudável.”
Modelo de negócio prevê expansão
Fruto de um amplo estudo de três anos sobre o varejo farmacêutico, a S2Farma surge para revolucionar a forma como o consumidor enxerga a farmácia. Por meio de uma análise profunda das defasagens e fragilidades do segmento, a empresa se propõe a construir um projeto inovador, capaz de suprir as demandas dos consumidores de maneira estratégica e tecnológica.
Além de proporcionar uma série de facilidades, a tecnologia do projeto traz também algumas vantagens como modelo de negócio. A automatização de processos, por exemplo, permite a redução do número de funcionários, ocasionando consequentemente a redução de custos, além de menos perda de medicamentos devidos aos prazos de validade, entre outros. “A redução no quadro de funcionários permite que a S2 Farma apoie ações sociais e capacite seus funcionários, visando sempre diminuir impactos”, ressalta.
“Investimos bastante em treinamento para que os funcionários saibam lidar com os modernos sistemas que instalamos. Também desenvolvemos um plano de carreira para que eles se aprimorem e possam crescer dentro do negócio e da empresa”, avalia Frigerio salientando o investimento em muita tecnologia e inteligência tributária.
No plano de expansão da S2 Farma, a previsão é de instalação de 230 lojas espalhadas pelo país no período de cinco anos. Para isso, os executivos já se preparam para um road show em busca de investidores a partir de maio. As lojas seguirão três padrões. O maior deles, denominado Experience, prevê 30 estabelecimentos de cerca de 400m2, em bairros nobres ou shoppings. “Teremos também 100 lojas de tamanho intermediário e 100 menores em formato pop-up. O faturamento mensal médio previsto para as lojas da rede é de R$ 2,5 milhões podendo variar de acordo com o formato’, explica o executivo.
Futuramente, o modelo de negócios prevê franquia das unidades, mas sempre em sociedade com o fundador num momento inicial, para garantir a padronização dos processos e a excelência dos serviços, que é a premissa da S2 Farma. “Dentro do plano de negócios para os franqueados, após determinado tempo de operação e com todos os pilares sendo seguidos à risca, eles terão a opção de comprar nossa parte,” explica Frigerio.