Santo André economiza R$ 750 mil com plataforma digital Acto de emissão de alvarás

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Documentação papel é eliminada com a plataforma Acto. Foto: Helber Aggio/PMSA

Sistema Acto, criado pela Eicon Controles Inteligentes, adotado há um ano na cidade, eliminou o papel para análises de construções, aberturas, reformas e obras

A Prefeitura de Santo André economizou R$ 750 mil em um ano de funcionamento da plataforma digital Acto, adotada em dezembro de 2019.

O sistema, em primeiro lugar, beneficia o morador  que necessita construir ou realizar uma obra em seu empreendimento.

Isso dá-se, em resumo, por uma interface mais ágil e totalmente digital, evitando papel e sem que o solicitante precise fazer o pedido presencialmente.

“A inovação faz parte do novo modelo de gestão que implantamos desde 2017 e que levou Santo André a ser premiada e reconhecida como Cidade Inteligente”, disse o prefeito Paulo Serra.

Além disso, o chefe do Executivo assinalou: “Tecnologia voltada à desburocratização e otimização dos serviços públicos oferecidos à nossa gente.”

Serra destacou, por exemplo, alguns aspectos proporcionados pela ferramente: “Mais conectividade, rapidez, eficiência e sustentabilidade”.

Emprego e renda

E ressaltou, acima de tudo: “Traz mais velocidade aos profissionais envolvidos, incentivando a geração de emprego e renda.”

“Atingimos marcas importantes neste primeiro ano de utilização da ferramenta e vamos continuar ampliando e melhorando este sistema”, comentou o prefeito.

A economia de R$ 750 mil aos cofres públicos, para explicar, corresponde a custos com capas, processos, malotes, arquivos, transporte e controles diversos, que deixaram de ser necessários.

A estimativa é que os munícipes tenham economizado R$ 407 mil em um ano, que teriam sido gastos com taxas e deslocamentos, além do tempo perdido para fazer solicitações presencialmente.

Os dados são baseados, portanto, em cerca de 3.600 processos realizados por via digital desde a adoção da plataforma.

Antes da digitalização, a fila de liberação chegava a 85 dias em média, com 90 mil impressos de papel e tempo de deslocamento de 22,5 mil horas no período de um ano.

Após a implantação da plataforma Acto, o tempo de espera caiu para aproximadamente oito dias. O sistema – que oferece mais de 40 serviços – funciona sete dias por semana, 24 horas, integrando solicitações, tramitações, expedições de alvarás e certidões, além da fiscalização de obras. Ainda monitora diferentes processos de qualquer complexidade, melhorando a gestão, ampliando a arrecadação para a cidade e ainda diminuindo a despesa do contribuinte. Já foram concluídos 4.511 processos através da ferramenta e 1.356 estão em pleno andamento.

A digitalização das solicitações de alvarás é mais uma ação da Prefeitura com o objetivo de modernizar o serviço público.

Além disso, incentiva o desenvolvimento econômico da cidade e a criação de empregos.

O conjunto de ações da administração tem atraído novas empresas e investimentos para o município.

Em conclusão, a plataforma Acto pode ser acessada pelo endereço https://santoandre.inmov.net.br/users/sign_in/.

Sistema Acto. Foto: Helber Aggio/PMSA

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