Joaquim Alessi
O sonho de fazer compras em Miami, ou Orlando, pode não ter, hoje, a colaboração do câmbio, com o dólar em cotação impraticável, mas o Sam’s Club dá um jeitinho… bem brasileiro.
E sem necessidade de passaporte, visto americano ou o elevado custo das passagens, hospedagem…
Jornalistas do ABCD recebidos na noite desta terça (18.6) pelo alto escalão do Club, sob o comando de José Rafael Vasquez, CEO do Varejo Carrefour Brasil e Sam’s Club, na recém-inaugurada unidade do Jabaquara, vizinha à região, puderam conferir in loco tudo isso e mais um pouco.
Também recepcionaram os profissionais de Imprensa Claudia Vilhena, diretora sênior de Membership, CRM, CX, Data e Loyalty, e Ana Laura Tambasco, diretora-executiva de Marcas Próprias, sourcing e inovação, além de outros executivos.
Trata-se, acima de tudo, de um modelo exclusivo no Brasil, onde o clube de compras oferece produtos e serviços bastante diferenciados.
Vasquez fala na recepção. Veja o vídeo:
Member’s Mark
Com destaque para a marca própria, Member’s Mark, e suas categorias de vestuário, alimentação, casa e brinquedos.
Imagina, por exemplo, comprar um jogo de lençol 100% algodão egípcio com 625 fios (um sonho perfeito, literalmente falando) por apenas R$ 499,98.
No mercado custa aproximadamente R$ 1 mil. Isso para ficar em um só exemplo. Porque aqui não é propaganda. Apenas reportagem.
O sócio tem, além disso, a oferta de muitos outros produtos importados e exclusivos dos EUA e de diversos países da Europa.
Todos negociados à exaustão pelos especialistas do Club, até se chegar a condições de compras especiais.
Assim, eles levam a um preço final dos mais justos e interessantes aos associados.
Esse formato de estar atento às necessidades do associado torna cada um de seus membros os verdadeiros definidores das decisões, explica Vasquez, em suma.
“O Sam’s Club, desde que passou a ser administrado pelo Grupo Carrefour Brasil, vem apresentando resultados financeiros positivos nos últimos 12 meses, inclusive, alcançamos recentemente a marca de 3 milhões de sócios, o que mostra a aceitação do formato por parte dos brasileiros. Essa loja complementa o nosso ecossistema de lojas e oferece ainda mais opções diferenciadas de compras para os nossos clientes, que estão no centro das nossas decisões para tornar as lojas mais ágeis, simples e eficientes”, revela o CEO.
Vantagens do Club
O preço final já é assegurado, por exemplo, pelas embalagens econômicas que a indústria faz exclusivamente para o Sam’s Club.
Além disso, há descontos em lojas parceiras, como na Farmácia Carrefour, que chegam a 40%, sem contar ofertas personalizadas e de acordo com o seu perfil de compra.
Muito interessante e grande valor é o programa de cashback.
O sócio compra nos primeiros dias do mês e recebe de volta um valor para utilizar em suas compras novamente no clube, que varia de R$ 50 até R$ 200.
Quem já é sócio e recebeu esse benefício sabe como ele é extremamente vantajoso.
Anuidade
Mas, aí o consumidor questiona: “Tenho de me associar, pagar para fazer compras?”
Verdade, são R$ 75,00 uma vez por ano, ou R$ 6,25 ao mês, mas a anuidade pode ser compensada com os preços baixos já na primeira compra. Simples.
Claudia Vilhena, “a mãe do Cashback”, segundo os colegas. Assista ao vídeo:
Vinhos
Para quem adquire vinhos há muitos anos no Sam’s não se trata de novidade, mas o Club vem se superando dia a dia.
Nessa visita fomos brindados com uma degustação especial.
Três rótulos da famosa vinícola Santa Rita (Argentina) e um maravilhoso da Carmen (Chile), em apresentação de André Santos.
Foram três Doña Paula (Altitude Series 969 Red 2022; Altitude Serie 1100 Red 2020 e Allluvia Cabernet Franc 2019) e o Carmen Delanz Alto Jahuel Estate Blend 2018, para fechar em grande estilo.
Esse último, por exemplo, o enófilo (apreciador da bebida de Baco) vai encontrar em valor inimaginável, pela qualidade.
Verificamos nas bancadas, onde as garrafas são expostas de maneiras correta, sem ficar em pé, exemplares de vinhos bons, ou muito bons, a preços difíceis de ser batidos.
Isso falando em italiano Barolo, português Esporão e por aí afora. Vale muito à pena checar no Sam´s.
Unidades no ABCD
Para os consumidores do ABCD, a o Sam’s Cub tem unidades há muitos anos em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.
Além de uma compra vantajosa, produtos importados, diferenciados e um mix de itens variados, outra facilidade para o sócio ativo, com sua anuidade em dia, é o cartão de crédito Sam’s Club, que proporciona descontos e parcelamentos exclusivos nas unidades dos clubes e isenção na anuidade do cartão.
Além disso, o sócio também pode utilizar o cartão de crédito em outros estabelecimentos comerciais.
Em maio, o Sam’s Club inaugurou dois clubes, sendo o primeiro no bairro da Pampulha, em Belo Horizonte.
Com a chegada ao bairro do Jabaquara, o clube de compras já conta com 24 unidades em São Paulo, enquanto ao redor do Brasil, já soma 53, distribuídas em 16 Estados mais o Distrito Federal.
Um pouco mais sobre o Sam’s Club
São 27 anos de história no Brasil, com o Sam’s Clubá presente em 16 Estados mais o Distrito Federal.
A divisão brasileira foi adquirida em 2022 pelo Grupo Carrefour Brasil, após integração com o Grupo BIG, tornando-se unidade de negócios da empresa.
Atualmente, são, portanto, 53 lojas distribuídas pelo Brasil e mais de 700 ao redor do mundo.
Tudo com base nos três pilares estratégicos do Grupo
São eles o combate à fome e desigualdades, diversidade e inclusão e proteção ao planeta & biodiversidade.
Sempre colocando o cliente no centro de todos os projetos, o modelo de negócio do Sam’s Club é de um clube de compras.
É um sistema de afiliação de pessoa física ou jurídica (com pagamento de uma anuidade).
Assemelha-se ao formato atacadista, principalmente no modelo operacional, com estoque aéreo, caixas display e porta-pallet, por exemplo.
O clube oferece mais de 5 mil SKU’s e ótimo custo-benefício em produtos importados exclusivos (encontrados somente no Sam’s Club).
Tudo isso possível pelas embalagens diferenciadas e econômicas, além dos já citado itens de marca própria Member’s Mark.