Projeto redefine o uso de estruturas em aço na concepção de espaços de aprendizagem
Inaugurado em 1934, o Colégio Bandeirantes, na cidade de São Paulo, passou por uma recente e inovadora obra de expansão.
O projeto, que redefine o uso de estruturas em aço na concepção de espaços de aprendizagem, incorpora uma filosofia de ensino interativo, apoiado por uma infraestrutura flexível e adaptativa, além de ampliar o espaço físico do edifício.
Foram mais de 704 toneladas de aço empregadas em 18 mil m² de área construída.
A estrutura em aço foi peça central deste projeto de 12 andares, tendo sido escolhida devido aos seus aspectos de versatilidade e sustentabilidade.
Assim, o arquiteto José Luiz Lemos explica que a estrutura metálica foi escolhida pela sua capacidade de flexibilização dos espaços.
Isso permitiu criar ambientes que se adaptam às necessidades pedagógicas, facilitando um aprendizado mais dinâmico e integrado.
“O sistema construtivo em aço também facilitou o transporte de insumos, já que a maioria das peças chegava pré-fabricada, um grande diferencial para a velocidade da obra. Outro grande benefício deste método construtivo foi a eficiência no canteiro de obras, entregando um espaço mais limpo e com impactos ambientais consideravelmente menores”, comenta, em resumo, Lemos.
Laje steel deck
O colégio se destaca ainda pela adoção da laje steel deck, componente essencial na estratégia de integração de utilização de estruturas metálicas.
Com sua implementação, foi possível expandir as dimensões de altura dos andares, facilitando a configuração de divisões e salas.
Tudo em conformidade com as necessidades programáticas específicas da escola, além da rapidez da obra.
Para o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), essa 1ª fase da obra é um exemplo de como o sistema construtivo em aço é capaz de facilitar processos de ampliação e dar suporte para a visão criativa dos arquitetos.
A construção industrializada em aço também se mostrou extremamente sustentável, um pilar central no projeto da Aflalo/Gasperini Arquitetos.
A entidade destaca ainda que o mais importante de tudo foi o fato de que a eficiência e organização proporcionada pelo método construtivo no canteiro de obras também possibilitou que o Colégio mantivesse suas atividades normais.
Assim, assegurou que alunos e funcionários não fossem significativamente afetados durante o período de construção.
Sobre o CBCA
O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe, criada em 2002.
Seu objetivo é ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional.
Realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico no Brasil.
O CBCA tem, além disso, como gestor o Instituto Aço Brasil e não é uma entidade comercial.
Para acessar os mais recentes dados divulgados pela entidade, em conclusão, acesse: www.cbca-acobrasil.org.br/site/estatisticas.