Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

In ABCD On
- Updated
Prefeito Paulo Serra exibe o prêmio. Fotos: Divulgação/Semasa

Iniciativa do Semasa foi reconhecida, acima de tudo, pela Associação Internacional de Cidades Educadoras

Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial, em primeiro lugar.

A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24.05), portanto, o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação.

O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que acontece em Curitiba (PR).

O superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira, também participou, da mesma forma, da cerimônia.

Para o prefeito, o Água, Câmera e Ação traz, além da questão educacional um outro ponto primordial, que é a gestão e a educação ambiental.

Durante o discurso da premiação, Paulo Serra ressaltou que Santo André foi uma das primeiras cidades do Brasil a levantar a pauta ambiental.

Isso demonstra o compromisso com diversas políticas públicas de resiliência e sustentabilidade.

Única cidade

“Somos a única cidade do Brasil premiada com esta certificação. Esse projeto traz um componente importante, mais especial ainda, que é o pertencimento, o sentimento que as pessoas passaram a ter de enxergar a cidade como uma extensão da nossa casa, criando uma cidade única, com uma qualidade de vida cada vez melhor”, disse, em resumo.

Santo André dividiu o palco do congresso com outras duas iniciativas, que também foram premiadas, uma da Cidade do México (México) e outra de Odivelas (Portugal). O trabalho inscrito pelo Semasa concorreu com outras 66 candidaturas de 11 países e 55 cidades.

“É um orgulho muito grande poder estar aqui, recebendo este reconhecimento por uma iniciativa de educação ambiental. Só tenho a agradecer e parabenizar a toda equipe envolvida e que fez deste projeto um grande sucesso”, elogia, da mesma forma, o superintendente da autarquia, Ajan Marques de Oliveira.

Além da premiação, a gerente de educação e mobilização ambiental do Semasa e coordenadora do projeto, Elaine Cristina da Silva Colin, apresentou os resultados do trabalho também nesta sexta-feira, em um painel compartilhado com outras experiências do Brasil, México e Portugal.

“Para nós é uma alegria estar aqui compartilhando e conhecendo outras experiências. Observamos que os desafios são similares, mas que a educação ambiental pode transformar o mundo em diversas formas. Que outras cidades se sintam inspiradas pelas ações que desenvolvemos em Santo André”, diz, em suma, Elaine.

Sobre o projeto

O Água, Câmera e Ação foi promovido entre 2020 e 2022 com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo) e contou com apoio e parcerias em diversas frentes, entre as quais a Secretaria Estadual de Educação, o Instituto Cultural Social Brasil e a Secretaria Municipal de Educação.

Ao longo do projeto, os jovens participaram de três módulos formativos que envolviam conhecimentos e práticas sobre meio ambiente, recursos hídricos, audiovisual e empreendedorismo digital.

No total, foram 48 curtas-metragens produzidos e 12 making-ofs.

O Semasa também promoveu diversos cinedebates, com apresentação das produções e bate-papo sobre as temáticas de sustentabilidade e recursos hídricos.

O encontro final ocorreu em formato de seminário, que contou com a presença de 150 pessoas.

O Água, Câmera e Ação também ganhou um livro, lançado em março deste ano, e que traz a trajetória completa da iniciativa, compartilhando os acertos e dificuldades ao longo do desenvolvimento das atividades.

Todas as informações estão disponíveis, além disso, no site www.semasa.sp.gov.br/aca.

E a playlist com os vídeos produzidos está, da mesma forma, no YouTube da autarquia, no link http://bit.ly/youtubesemasa.

Aice

A Associação Internacional de Cidades Educadoras (Aice) é uma organização sem fins lucrativos.

Constituída como uma estrutura permanente para a colaboração entre os governos locais comprometidos com a Carta das Cidades Educadoras.

A Carta é o roteiro utilizado pelos municípios que integram o grupo.

A sede em Barcelona é responsável pelo suporte e monitoramento das cidades educadoras.

Faz a adesão de novos municípios, divulga experiências, além de apoiar e acompanhar a cidade que sedia o Congresso Internacional de Cidades Educadoras.

Santo André é cidade-membro da Aice desde 2006, conforme Lei Nº 8.870/2006, sob responsabilidade da Secretaria de Educação.

Mais informações sobre a Associação Internacional de Cidades Educadoras estão disponíveis no site https://www.edcities.org/pt/.

Educação

A Secretaria de Educação de Santo André também participou do congresso.

Na quarta-feira (22.05), entre os painéis apresentados no espaço Diálogo Direto, foram destacadas as ações dos 12 Centros Educacionais de Santo André (Cesas), reforçando o foco dos equipamentos no desenvolvimento integral dos alunos e comunidade, além de atividades sistematizadas como recreação, ludicidade, esporte, cultura, artes, meio ambiente e cultura de paz com caráter pedagógico.

Na ocasião, representaram a Pasta, em conclusão, a secretária de Educação, Erica Ferreira, o gerente dos Cesas, Márcio Fernando Ribeiro, a assistente pedagógica, Daniela Assensio Galdi, e Vilma Moreira, responsável técnica de Santo André na Associação Internacional de Cidades Educadoras.

You may also read!

Lançamento do livro “Prefeitos, Prefeitas e seus Desafios” reúne diversos políticos na Capital

Noite de autógrafos ocorreu na Livraria Drummond, neste dia 20, feriado de Zumbi dos Palmares O consultor e gestor público

Read More...

Prefeito Orlando Morando inaugura Centro de Esportes Aquáticos Danilo Cavinato no Riacho Grande

Complexo irá contemplar alto rendimento e iniciação nas modalidades como natação, canoagem, ginástica, beach tenis, entre outros Inscrições estarão abertas

Read More...

Projeto que tira taxa do lixo da conta de água aprovado em Diadema

A partir de janeiro, cobrança da taxa de resíduos sólidos passa a ser cobrada, portanto, em boleto. O mesmo será

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu