Joaquim Alessi
Prefeitura de São Caetano homenageia nordestinos que ajudam a escrever a história da cidade
O hino de São Caetano define a cidade como a joia rara do triângulo formado ainda por Santo André e São Bernardo.
E o prefeito José Auricchio Júnior subiu ao palco com o triângulo para homenagear aqueles que ajudaram a construir o município.
Nove nordestinos que fazem parte da história de São Caetano do Sul foram homenageados com a Medalha Entoada Nordestina, entregue pelo prefeito José Auricchio Júnior na noite de terça-feira (21.05), no Espaço Municipal das Telhas, no Bairro Cerâmica.
O evento iniciou a programação da 13ª Entoada Nordestina – grandes shows serão realizados no fim de semana (entre eles Elba Ramalho, Frank Aguiar e Falamansa), com muita comida típica.
“Esta já é uma festa consolidada, que atrai um público cada vez maior. E se hoje temos uma Entoada forte, é graças à grande representação nordestina em nossa cidade, que dá sustentação ao crescimento de São Caetano do Sul. Os homenageados são exemplos disso”, afirmou o chefe do Executivo.
O secretário municipal de Cultura, Erike Busoni, também exaltou os protagonistas da noite, e ressaltou que a Entoada de São Caetano é a maior festa nordestina pública do Estado de São Paulo.
“Mais do que uma celebração, é uma experiência poder viver toda a cultura dos nove estados nordestinos por meio das atrações artísticas, da gastronomia, do vocabulário e das manias desse povo”, destacou Busoni, ao parafrasear o escritor paraibano Ariano Suassuna. “Eu não troco o meu ‘oxente’ pelo ‘ok’ de ninguém.”
Entre os homenageados estava a dona Maria José Cadengue Silva, de 81 anos. A pernambucana de Angelim chegou em São Caetano aos 18 anos e construiu família na cidade. “Reconhecer o trabalho dos nordestinos no crescimento da cidade é muito importante. Estou muito feliz, honrada e emocionada com este gesto.”
Também receberam a Medalha Entoada Nordestina o casal Cícero José e Maria Cícera da Silva; Francisca Maria de Souza Santos; Gilberto Alves da Silva; Graciliano Costa Silva; Leandro de Souza Gomes; Maria Rocha Damasceno; e Marleide Alves da Silva.
Na ocasião, a Secretaria de Cultura promoveu a degustação das comidas típicas que serão comercializadas na Entoada, como acarajé, baião de dois, espetinho de camarão e doces.
*13ª ENTOADA NORDESTINA*
Os shows da 13ª Entoada Nordestina de São Caetano do Sul serão realizados de sexta-feira a domingo (24 a 26/5), no Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica). A entrada é solidária, sendo solicitado àqueles que puderem a doação de 1kg de alimento não perecível.
Confira a programação:
*24/5 – SEXTA-FEIRA*
PALCO GONZAGÃO
18h – Dj Alê Skt
19h – Fabinho Zabumbão
20h30 – ELBA RAMALHO
*25/5 – SÁBADO*
PALCO DOMINGUINHOS
12h – Dj Alê Skt
12h30 – Forró da Macaxeira
14h – Rodrigo Souza
16h – Balaio
18h – Luarada Brasileira
INTERVENÇÕES DE SOLO
13h30 – Repentistas Enoc Santana & Luiz Gonzaga
15h– Folia Nordestina
17h – Grupo de Maracatu no Balanço das Águas.
PALCO GONZAGÃO
19h – Trio Raça do Pajeú
20h30 – FRANK AGUIAR
*26/5 – DOMINGO*
PALCO DOMINGUINHOS
12h – Dj Alê Skt
13h – Fabrício Ramos
15h30 – Digo Ferreira & grupo
17h30 – Nanda Guedes
INTERVENÇÕES DE SOLO
12h30 – Repentistas: Lucinha Saraiva & Antônio Monteiro
17h – Camila e Juçara na Dança do Mamulengo
17h30 – Cortejo de Bonecões
PALCO GONZAGÃO
19h – Rodrigo Régis e Tata Alves
20h30 – FALAMANSA
Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS