São Bernardo inicia operação de estacionamento rotativo 100% digital

In ABCD On
- Updated

Moradores de São Bernardo e motoristas que passam pela cidade passam a contar a partir desta quinta-feira (02/01) com sistema 100% digital para estacionar em vagas rotativas instaladas em vias públicas do município. Por meio do aplicativo Estapar Vaga Inteligente, disponível para download nas plataformas IOS e Android, munícipes poderão comprar e renovar pelo próprio celular o tíquete que permite o estacionamento no sistema de Zona Azul, garantindo assim mais rapidez e comodidade para os usuários.

A implantação do estacionamento rotativo 100% digital faz parte do processo de modernização do sistema. A medida foi anunciada pelo prefeito Orlando Morando no fim do ano passado. Na oportunidade, o chefe do Executivo assinou contrato de concessão do serviço junto à empresa Estapar, vencedora da concorrência pública, para operação da Zona Azul Digital de São Bernardo. O acordo é válido por 10 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

O contrato prevê série de melhorias, dentre elas a instalação, manutenção e conservação da sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura do solo) de vias públicas, além da ampliação gradativa do estacionamento rotativo, passando das atuais 2.884 para 4.600 vagas distribuídas pelo Centro e nos bairros Rudge Ramos, Vila Duzzi, Baeta Neves, Jardim do Mar, Chácara Inglesa e Vila Marlene. Em todas as regiões haverá a garantia do uso de vagas de idoso e deficiente, conforme prevê a legislação.

“A implantação do estacionamento rotativo 100% digital irá facilitar a vida dos motoristas, que não terão mais necessidade de ficar se deslocando para a compra de talões, proporcionando assim mais comodidade e rapidez para estacionar nas vias públicas. Dessa forma, vamos ter um sistema mais moderno e eficaz, deixando no passado a utilizações dos talões com preenchimento manual”, afirmou o chefe do Executivo. Com o novo sistema, a concessionária deverá pagar 5% do faturamento ao município. Desta forma, possibilitará o incremento na economia da cidade.

TALÕES – Os talões de estacionamento usados anteriormente por motoristas, e que ainda estão em circulação, poderão ser utilizados normalmente até 31 de janeiro de 2020. Neste período, funcionários da Estapar estarão espalhados pelas ruas orientando motoristas referentes ao novo sistema.

A partir de fevereiro, além do aplicativo, motoristas poderão também adquirir tíquetes diretamente com funcionários da Estapar. O valor da Zona Azul Digital continua o mesmo: R$ 2 para uma hora e R$ 4 para duas horas. O horário de funcionamento do sistema é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 14h.

IDOSOS – Ainda dentro do processo de melhorias da Zona Azul Digital de São Bernardo, desde dezembro do ano passado pessoas acima de 60 anos possuem o direito à gratuidade no uso de vagas exclusivas para idosos do estacionamento rotativo da cidade. A medida proposta pelo prefeito Orlando Morando, por meio de projeto de lei, foi aprovada por unanimidade pela Câmara de vereadores.

You may also read!

Santo André vai ganhar parque linear no Complexo Maurício de Medeiros

Área verde de 10 mil m² terá, acima de tudo, opções de esporte e lazer para população do Jardim

Read More...

Vai-Vai apresenta samba-enredo que homenageia São Bernardo em Grito de Carnaval no Teatro Cacilda Becker

Integrantes da escola cantaram para uma plateia animada o enredo “A Saga Vencedora de um Povo Heroico no Apogeu

Read More...

Romu de São Bernardo prende traficante durante Operação Bairro Mais Seguro no Detroit 

Ação rápida no escadão resulta, em primeiro lugar, na apreensão de drogas, dinheiro e anotações do tráfico; um suspeito

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu