Alunos exploram a vida da escritora Cora Coralina; atividade acontece todas as segundas-feiras de mai
“Foi muito gostoso ler uma poesia enquanto olhava para meus amigos, me senti muito alegre e inteligente.”
Essa foi, em primeiro lugar, a percepção do estudante da Emeb Professora Olga Fonseca, da região Central, Jean Felipe, de 10 anos, ao participar do primeiro encontro do evento “Segundas Literárias”, na Biblioteca Olíria de Campos Barros, em Diadema.
A atividade abordou, acima de tudo, a vida da escritora Cora Coralina por meio da obra “Cora Coração, Coralina”, de autoria de Lúcia Fidalgo e Fabiana Salomão.
A ação acontece, da mesma forma, todas as segundas-feiras de maio, às 14h.
Bernardo dos Santos, de 9 anos, ficou, além disso, animado por ter realizado um programa diferente.
“Fiquei muito feliz por estar com meus colegas lendo poesia, cantando bem alto e estar em um lugar diferente da escola. Foi um dia que fugimos da rotina”, ressaltou.
Ruymar Marazzo, coordenadora da Rede de Bibliotecas de Diadema, explicou a intenção de apresentar o universo literário aos alunos.
“Queremos incentivar essa nova geração de crianças a ler, a se encantar pelo mundo da literatura e a escrever poesias, para colocar os sentimentos para fora”, afirmou.
A coordenadora finalizou o encontro intercalando a leitura de poemas infantis e cantando com as crianças.
Sobre Cora Coralina
Goiana, aos 14 anos começou a escrever pequenos textos, como poesias, e instantaneamente foi abraçada pelos jornais da cidade, que publicavam seus textos frequentemente.
Mas, sua vida mudou aos 45 anos, quando seu marido morreu, deixando-a com quatro filhos. Com isso, decidiu lançar sua primeira obra aos 75 anos, “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais”.
Até sua morte, aos 95 anos, tinha publicado mais seis escritos. Sua trajetória na literatura foi reconhecida em 1989, com a criação do “Museu Cora Coralina”, na sua antiga residência, em Goiás.
Serviço
Com intuito de mostrar para as crianças a importância das obras constituídas sobre temáticas brasileiras, a Biblioteca Olíria Campos dedicará as segundas-feiras de maio, em conclusão, para tratar do assunto, trazendo de forma lúdica alguns escritores brasileiros que contribuíram para literatura brasileira.
06, 13,20 e 27 de maio, às 14h
Biblioteca Olíria de Campos Barros (Rua Graciosa, 300 – Centro)