“A obra-prima de Senna e outras histórias de um repórter nas pistas” rememora bastidores do GP da Europa e outras passagens de Ayrton Senna na temporada de 1993. Histórias de outros personagens das pistas também são contadas, da mesma forma, na obra.
Este 1º de maio de 2024 marca exatamente 30 anos da morte de um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1.
E uma das vitórias mais marcantes de Ayrton Senna é tema do capítulo de abertura de “A obra-prima de Senna e outras histórias de um repórter nas pistas”.
Trata-se, além disso, do primeiro livro autoral do jornalista Luiz Alberto Pandini.
Em 20 capítulos, Pandini conta, acima de tudo, histórias diversas acumuladas ao longo de 35 anos de carreira.
Em boa parte da carreira ele atuou diretamente no segmento de esportes a motor.
O título do livro é inspirado, em primeiro lugar, no do capítulo de abertura, no qual Pandini descreve com detalhes o Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1 de 1993 e os bastidores da cobertura jornalística – sua primeira em solo europeu.
Essa corrida ficou famosa, por exemplo, pela inconstância das condições climáticas e pelas quatro ultrapassagens feitas por Ayrton Senna na primeira volta.
A vitória nessa corrida é considerada por muitos, em suma, como a mais brilhante do piloto brasileiro.
Outras histórias de Senna naquele ano de 1993 são rememoradas nos capítulos finais do livro.
Elas revelam bastidores de sua transferência para a Williams, equipe pela qual o brasileiro fez suas últimas corridas em 1994.
Personagens
Personagens como os Fittipaldi (Emerson, Wilsinho e Christian), Nelson Piquet e Jackie Stewart aparecem com outros menos conhecidos como Bernardo Souza Dantas (o primeiro brasileiro a correr nas 24 Horas de Le Mans, em 1935) e Luiz Celso Giannini (um dos pioneiros brasileiros no Mundial de Motovelocidade).
Os relatos se passam em redações e autódromos da América do Sul, Europa e América do Norte.
Nascido em Santos em 1968, Pandini cobriu corridas no Brasil e no exterior como repórter de jornais (Jornal da Tarde e O Estado de S. Paulo) e de revistas como Grid, Quatro Rodas, Auto Esporte e Carro.
Atualmente, atende marcas de automóveis e outras empresas por meio de sua agência, a LetraNova Comunicação.
“A obra-prima de Senna e outras histórias de um repórter nas pistas” traz décadas de relatos saborosos acumulados numa carreira jornalística construída entre personagens que povoaram a imaginação do autor desde que ele era moleque em Santos, no litoral de São Paulo. E um dia o moleque se encontrou de verdade com aquele mundo que só conhecia das páginas de jornais e revistas”. – Do prefácio de Flavio Gomes.
Para comprar: acesse www.gullivereditora.com.br. Preço: R$ 69,90 mais frete.