Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Mauá são as cidades beneficiadas
Na quarta-feira (24.04), o governador Tarcísio de Freitas, liberou emendas impositivas da deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania), no valor de R$ 2,4 milhões para aquisição de aparelhos de mamografia para Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Mauá. Cada cidade receberá R$ 800 mil.
O anúncio foi feito durante reunião entre o Governador e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, para recebimento de demandas regionais nas áreas da Saúde, Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Econômico e Social.
Segundo Tarcísio, as emendas serão liberadas imediatamente.
“Existe uma questão de liberação de emendas parlamentares, e muitas delas destinadas à Saúde, e vamos fazer isso (a liberação) imediatamente”, disse, em suma.
Problema crônico
Para a deputada, os mamógrafos irão suprir um problema crônico no ABCD, a falta de acesso a exames fundamentais para a garantia da saúde da mulher.
“Em 2022, durante a campanha para deputada estadual, conversamos com muitas mulheres e a angústia de não ter acesso ao exame de mama estava presente em todos os encontros. Então, priorizamos destinar emendas destinadas à compra de mamógrafos em cidades do ABC que ainda não possuíam o equipamento ou que atendessem outros municípios. Por isso, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Mauá”, disse, em resumo, a parlamentar.
Autora da Lei da Saúde da Mulher Paulista, legislação que integra as ações estaduais às mulheres, Ana Carolina Serra priorizou emendas para o setor da Saúde, objetivando equipar os municípios para melhor atender a população.
“A Lei Saúde da Mulher Paulista só será efetiva se equiparmos as cidades, por isso destinei 86,79% das minhas emendas impositivas para a Saúde, atendendo demandas dos municípios do Grande ABC e do Interior, especialmente para a aquisição de mamógrafos, aparelhos de ultrassom e custeio, aprimorando o atendimento médico e hospitalar na rede pública”.