A SELJ (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude) de São Caetano do Sul realizou Audiência Pública na quarta-feira (17.04), na Câmara Municipal, para prestar contas do exercício de 2023.
Um dos principais destaques apresentados pelo secretário Mauro Chekin foi a alta presença de moradores praticantes de atividades físicas no PEC (Programa Esportivo Comunitário): 13.871 ou 8,66% da população de São Caetano.
O secretário da SELJ apresentou planilha com números gerais de eventos, conquistas e benfeitorias realizadas pela secretaria.
Tudo aos olhos de vereadores, secretários, agentes esportivos, professores e munícipes ligados à comunidade esportiva de São Caetano.
Um dos pontos mais relevantes da ação foi a apresentação dos números referentes ao PEC.
Além disso, as conquistas das modalidades no alto rendimento e, principalmente, ao Fundo de Apoio ao Esporte.
Expressivo
“Alcançar um número que beira os 14 mil praticantes de atividades físicas é bastante expressivo e o mais importante é que temos alunos que variam de faixa etária entre 7 e 80 anos. Isso demonstra que o morador de São Caetano está aprimorando a consciência de que esporte é vida, faz muito bem para a saúde física e mental”, ressaltou, por exemplo, Chekin.
O PEC é um programa que ano a ano ganha notoriedade em todas as idades.
Em 2023, por exemplo, foram 4.032 alunos abaixo dos 15 anos (Esporte Total), 4.731 alunos acima de 15 anos (Performance) e 5.098 alunos acima dos 50 anos.
Todos praticantes que realizam atividades esportivas nos CISEs (Centro Integrado de Saúde e Educação da terceira Idade).
Outro ponto notório foi, acima de tudo, o investimento da SELJ em 2023.
Foram R$ 7.850.000,00 em 34 convênios com dez entidades de alto rendimento.
“Ano passado tivemos 1.220 atletas federados, que realizaram 391 competições oficiais, trazendo para a cidade 782 medalhas de ouro, 457 de prata e 336 de bronze. São Caetano do Sul foi campeã dos Jogos Regionais de São Bernardo do Campo e terceiro colocado geral dos Jogos Abertos do Interior de São José do Rio Preto”, acrescentou, da mesma forma, Chekin.
Em 2023, São Caetano contou, em conclusão, com 95 professores de Educação Física e 50 colaboradores.
Fotos: Eric Romero / PMSCS