Escolas de Samba da região ganham homenagem no Consórcio ABC

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On
- Updated
Fotos: Divulgação/Consórcio ABC

Evento destacou, da mesma forma, o trabalho social desenvolvido pelas agremiações

O Dia da Escola de Samba é celebrado anualmente, acima de tudo, em 11 de abril.

Para marcar a data, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC promoveu, portanto, na noite desta quinta-feira (11.04), uma homenagem às escolas de samba e aos blocos carnavalescos das sete cidades.

A iniciativa foi organizada, em suma, pelo Grupo de Trabalho (GT) Iguldade Racial da entidade regional.

Quando o assunto é Carnaval, a primeira coisa em que muitas pessoas pensam são os desfiles realizados pelas comunidades das agremiações em todo o Brasil.

No ABCD, escolas de samba e os blocos carnavalescos mantêm a alegria e a animação da maior festa popular do País.

Trabalho social

O encontro no Consórcio ABC destacou ainda o trabalho social desenvolvido pelas agremiações.

O coordenador do GT Igualdade Racial, João Moreira, o Mestre Pelé, ressaltou que o objetivo da iniciativa foi reconhecer e valorizar as escolas de Samba e os blocos carnavalescos da região.

“Mostramos a força do Carnaval no Grande ABC e destacamos a importância do trabalho dos profissionais dedicados a este importante segmento cultural da nossa região. Mesmo sem desfiles nas cidades, as agremiações continuam promovendo uma série nas suas comunidades”, afirmou, em resumo.

O evento contou ainda com uma homenagem ao maestro João de Campos.

Neto de escravos que trabalharam em fazendas na região de Lins (SP), Campos já tocava instrumentos de sopro aos 8 anos, entre eles trompa e trombone.

Aos 13 anos mudou-se de Mirandópolis para Santo André. É fundador da Legião dos Negros Sindicalistas do Grande ABC (Lenesi), dedicada a ensinar música para crianças carentes.

Participaram também da mesa de abertura da homenagem Moisés da Rocha, apresentador do programa O Samba Pede Passagem, da Rádio USP; Solange Cruz, presidente da Mocidade Alegre; Davidson Ribeiro, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) de Santo André; Ìyá Adriana t’Omolu, do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos de Matriz Africana (Fonsanpotma); Silvia Muiramomi, do Movimento Indígena do ABC; Iara Bento, do SOS Racismo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp); Meire Terezinha, presidente da Liga de Escola de Samba de  Mauá E Grande ABC; e Joel Fonseca, diretor de Desenvolvimento Econômico do Consórcio ABC.

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu