Turismo: Diadema tem plano de recuperação ambiental da Billings

In ABCD On
Fotos: Pedro Roque/PMD

Ações visam à preservação das áreas verdes com foco em criar, além disso, área turística com geração de emprego e renda

Durante a comemoração dos 99 anos da criação da represa Billings, a Prefeitura de Diadema apresentou, em primeiro lugar, o Plano de Preservação Ambiental e Inserção Social para a região Sul da cidade.

Com ele, propôs várias ações, entre as quais a criação de uma agrofloresta e de uma horta comunitária, e de uma pequena fábrica para processar e vender os produtos desses dois empreendimentos.

O evento, organizado pelo Subcomitê Billings-Tamanduateí, foi realizado, portanto, na quarta-feira (27.03) no Teatro Clara Nunes.

O plano foi apresentado por Ricardo Perez, assistente da Secretaria de Governo de Diadema e representante da prefeitura no Subcomitê.

“O plano tem a preocupação com a recuperação e preservação das áreas verdes, a criação de área turística e também a inserção da população nesses projetos para a garantia de trabalho e renda”, explicou, em resumo.

Escola de Vela

Outra ação, desenvolvida junto à Universidade de São Caetano, é a criação de uma escola de vela.

Isso para que a população aprenda a velejar e também a construir e fazer manutenção de barcos.

Existe também o projeto de recuperar a antiga área usada na procissão de Nossa Senhora dos Navegantes para a implantação de um atracadouro.

“Aqui temos colocada a questão da recuperação ambiental de uma área degradada, aliada a questão socioeconômica de recriar a atividade turística, outra geradora de renda”, comentou.

O plano incorporou a criação do parque linear na área do Morungaba.

Ele está sendo desenvolvido pela Secretaria da Habitação, e vai servir de anteparo de preservação, impedindo construções irregulares.

Durante o evento, a frente ambiental Viva a Billings apresentou o projeto de restauração náutica do Riacho Grota Funda.

“A execução do plano será fundamental para preservar as áreas de mananciais da cidade”, comentou Ricardo Perez.

Já passou a hora

Virgílio de Farias, coordenador do Subcomitê Billings-Tamanduateí, disse que a legislação criou a represa Billings para gerar energia e também fazer o abastecimento de água potável para a população.

“A Constituinte Estadual proíbe a reversão do rio Pinheiros para jogar esgoto na Billings, e apesar disso essa situação continua”, disse, em suma.

Ele disse que o objetivo do seminário foi a apresentação de uma proposta de recuperação ambiental do reservatório, e espera que seja viabilizado.

“Já passou a hora de iniciarmos um grande projeto de recuperação da água da represa e da área verde em seu entorno”, salientou.

Mário Reali, secretário de Governo, destacou ser preciso parar com as agressões que a Billings vem sofrendo.

“É preciso recuperar a água e garantir um abastecimento de qualidade”, afirmou, em conclusão.

 

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu