Auricchio entrega Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva

In ABCD, Educação On
Fotos: Eric Romero / PMSCS

Nesta quinta-feira, 21 de março, Dia Mundial da Síndrome de Down, o prefeito José Auricchio Júnior inaugurou em São Caetano do Sul mais um equipamento público voltado à inclusão: o NAEI, Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva, na Rua São Carlos, 217, Bairro Santa Paula.

“Temos trabalhado a educação inclusiva com muita seriedade. E ainda há muito a fazer: ainda este ano vamos inaugurar o Complexo Municipal de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência”, anunciou, em resumo o prefeito.

“São Caetano tem condições de dar um futuro acolhedor a todos e todas”, complementou, da mesma forma, o chefe do Executivo, ao descerrar a placa de inauguração.

“Esse espaço é mais um marco da gestão do prefeito Auricchio para a Educação de São Caetano. Os profissionais agora têm um espaço adequado para atendimento”, declarou, da mesma forma, a secretária de Educação, Minéa Fratelli.

No novo espaço, o andar térreo será voltado, em suma, ao atendimento dos alunos do GAEM, o Grupo de Apoio Educacional Multidisciplinar.

Ele dá suporte aos estudantes com deficiências, seus familiares e equipes escolares no processo de aprendizagem.

“Os atendimentos do GAEM ocorrem por meio de encaminhamento das equipes escolares”, explica o coordenador do Núcleo, Rodrigo Cadete.

NAEI

O Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva é responsável pela implementação, acompanhamento e monitoramento da Política Municipal de Educação Especial a Serviço da Educação Inclusiva, implementada em agosto de 2023.

São três os eixos de atuação do NAEI:

– a articulação intersetorial, realizada em programas como Territórios Conectados e Mover, que mobiliza várias secretarias;

– a formação continuada de profissionais;

– a organização dos serviços da Educação Especial, como o GAEM e as salas de Recursos Multifuncionais.

Para realizar todas essas atividades, o NAEI conta 64 professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado).

Sem contar, além disso, 260 cuidadores, e uma equipe multidisciplinar de 20 profissionais.

Nessa equipe há 10 psicopedagogos e 10 profissionais da saúde (psicólogos, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e assistente social).

A rede municipal de ensino atende, atualmente, em conclusão, quase 1100 estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial.

O serviço envolve as diferentes deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Transtornos do Espectro Autista, Superdotação e Altas Habilidades.

You may also read!

Ribeirão Pires recebe dois novos profissionais do ‘Mais Médicos’

Profissionais foram recebidos, portanto, na Secretaria de Saúde e vão atuar na USF e UBS municipal A Prefeitura de Ribeirão

Read More...

Prefeitura de São Caetano abre inscrições para oficinas gratuitas na área cultural

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está com inscrições abertas, em

Read More...

Programa de Apadrinhamento Afetivo se fortalece em São Bernardo

Pela iniciativa, crianças e adolescentes que vivem em serviços de acolhimento institucional do município ganham oportunidade de integração social

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu