Nesta sexta-feira, dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para relembrar a importância do recurso para a manutenção e sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
Em Mauá, a BRK, empresa responsável pelos serviços de esgoto, destaca os avanços dos indicadores de saneamento que contribuem para a despoluição de córregos e rios da cidade.
A empresa se orgulha por apresentar o índice de 89% de tratamento do efluente, melhor indicador da Região Metropolitana de São Paulo. O percentual de 93% da coleta do esgoto também é um índice expressivo na região.
Atualmente, mais de 55 milhões de litros de esgoto são tratados diariamente na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-Mauá), localizada no bairro Capuava. A ETE Mauá conta com três tanques de tratamento, que operam em ciclos de quatro horas e têm capacidade para tratar uma vazão de 375 litros por segundo cada um, totalizando 1.125 litros por segundo. Isso significa que o volume de cada tanque é de quase 19 milhões de litros, ou seja, os três juntos equivalem a 24 piscinas olímpicas.
É importante destacar que há pouco mais de duas décadas, a cidade contava com o indicador de 77% de coleta e o índice de tratamento do efluente era de 0%, ou seja, Mauá não tratava seu esgoto.
O avanço dos indicadores de saneamento em Mauá beneficia diretamente o meio ambiente e demonstra um grande ganho ambiental para a cidade, pois o descarte do esgoto não tratado contamina o lençol freático, além de impactar na qualidade das águas dos córregos e dos rios Tamanduateí e Guaió, que passam por Mauá. Aproximadamente nove quilômetros do rio Tamanduateí passam por Mauá e a sua nascente foi uma das principais beneficiadas com a retirada do esgoto anteriormente nela lançado.
Os córregos Taboão e Itrapoã que cortam os bairros Jardim Adelina, Itapeva, Jardim Camila, Primavera, Jardim Luzitano e Vila João Ramalho, no Parque São Vicente, além do Córrego Bocaína que passa pela Vila Bocaína, Vila Guarani e Jardim Itapark, também já apresentam melhorias na qualidade das águas que correm por seus leitos.
O Ranking do Saneamento, publicado na última quarta-feira, 20 de março pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, apontou que a cidade de Mauá está entre os “seis melhores municípios” do estudo que apresentaram 100% de tratamento de esgoto, nota máxima somente conferida àqueles municípios que também alcançaram a universalização em termos de atendimento (coleta), segundo metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico.
O município avançou 16 posições no ranking, passando da posição 53ª, divulgada em 2023, para a 37ª posição.
“Temos um compromisso com Mauá, que tem passado nos últimos anos, por uma transformação no que diz respeito aos serviços de saneamento. Nosso propósito é transformar a vida das pessoas levando saneamento para além do básico – isso inclui não só elevar os indicadores, mas proporcionar à população bem-estar e qualidade de vida”, reforça Bruno Gravatá, responsável pela área de operações da BRK em Mauá.
Cidade premiada em saneamento
Em agosto do ano passado, o município de Mauá foi homenageado e premiado pela segunda vez pelo Instituto Trata Brasil na sétima edição do prêmio “Casos de Sucesso & ESG”, e a cidade recebeu o troféu na categoria “Municípios do Ranking do Trata Brasil com Melhores Evoluções no Tratamento de Esgoto”.
A primeira premiação do município ocorreu em novembro de 2022, quando Mauá foi reconhecida pelos avanços nos serviços de esgotamento sanitário na sexta edição do prêmio, com o objetivo de prestigiar quem apresenta evolução nos indicadores de saneamento e incentivar outras regiões a voltarem seus esforços para a universalização dos serviços básicos.
Programa Portas Abertas proporciona visitas monitoradas na Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá
A BRK proporciona, por meio do programa Portas Abertas, visitas monitoradas na Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá, para instituições de ensino, comunidades e os mais diversos representantes da sociedade que possuem interesse em conhecer as instalações da companhia no município.
Realizada por profissionais técnicos da concessionária, a iniciativa tem duração de cerca de uma hora e meia com uma programação em que os participantes assistem a uma palestra e acompanham de perto todas as etapas do processo de tratamento de esgoto, que ocorre de forma biológica com tecnologia de ponta, reproduzindo dentro dos tanques o mesmo processo que a natureza faz ao longo dos leitos dos rios, até que o esgoto seja devolvido tratado ao meio ambiente.
O agendamento do Programa Portas Abertas pode ser feito pelo canal: comunicacao_maua@brkambiental.com.br.
Em caso de dúvidas, é possível fazer contato com a concessionária pelo WhatsApp, no (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h, ou pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas.