Atividade fez parte, em primeiro lugar, do calendário de comemoração dos 70 anos de Ribeirão Pires
O Mirante São José, um dos principais pontos turísticos de Ribeirão Pires, foi modernizado pela Prefeitura de Ribeirão Pires.
Na manhã deste 19 de março, aniversário de 70 anos da Estância e dia do padroeiro, a Prefeitura entregou, portanto, as obras de revitalização do espaço.
Antes da entrega, houve, acima de tudo, a celebração da tradicional missa de São José, pelo padre Hamilton Gomes.
Convênio
No fim de 2022, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio de convênio com a Secretaria de Governo e Relações Institucionais do Governo do Estado de São Paulo, iniciou as obras de modernização do Mirante São José, na Rua Zulmira Della Ricca, que contou com investimento de R$ 1,5 milhão.
O mirante teve área de visitação ampliada, inclusive com espaço reservado e estrutura para receber food-trucks.
Da mesma forma, houve reforma dos banheiros e implantação de dois espaços de lazer.
O Mirante também recebeu, além disso, nova iluminação e quatro novos decks para ampliar o acesso dos visitantes a esta que é uma das vistas mais privilegiadas da região central da cidade.
Um dos decks é de vidro. Todo o espaço foi revitalizado, ganhou nova pintura e paisagismo.
“São José é o padroeiro da família e esse é o propósito da nossa gestão e de todo o trabalho do governo e do legislativo. Fortalecemos o circuito religioso, resgatando festas tradicionais como Santo Antônio, Pilar, Nossa Senhora Aparecida de Ouro Fino; realizamos o Festival Vocacional e, agora em abril, acolheremos o Congresso Diocesano da Renovação Carismática Católica”, completou o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.
“Tornar o padroeiro da cidade mais conhecido, mais divulgado, é um marco de retomada da origem da fé. São José é um modelo de inspiração para a vida cotidiana, tanto no seu olhar para nós como ser humano quanto em sua contemplação à Jesus Cristo”, comentou, por exemplo, o pároco Hamilton Gomes.
Frequentadora da Paróquia São José há mais de 30 anos, Adelina de Jesus Gomes, 73 anos, moradora do Bertoldo, aprovou a iniciativa.
“A fé por São José tem que ser motivo para unir as pessoas. Acredito que as atividades religiosas devem marcar e atrair mais a população como antigamente”, comentou, em resumo.
Histórico
A 801,4m acima do nível do mar, o mirante permite, por exe visão de 180º da região central da cidade.
A estátua de São José, padroeiro de Ribeirão Pires desde outubro de 1983, é uma obra modernista de 1,75m de altura.
Assinada pelo escultor Gildo Zampol, nascido no município, formado pelo Liceu de Artes de Ofício de São Paulo.
A obra foi alçada no morro em 1976 e se tornou, em conclusão, ícone de Ribeirão Pires.