Cantora trouxe a influência africana e a miscigenação na nossa cultura, agora inspira grupo teatral a produzir espetáculo que traz, entre outros temas, o combate à intolerância religiosa
“O show que Clara Nunes apresenta vale mais que muitos livros de história”, escreveu um crítico há época da estreia do show “Clara Mestiça“. Neste espetáculo que a cantora estrelou com imenso sucesso, em 1981, sob a direção de Bibi Ferreira.
O show trazia através da arte de Clara, muito da nossa ancestralidade, fosse ao figurino, no cenário ou no canto eterno desta, que fez da história do nosso povo, o motivo da sua música.
A carreira de Clara volta a inspirar, a Companhia Ágata de Artes e a Trinca Produtora estão em fase de pré-produção do espetáculo “Terreiro dos Aflitos”, onde músicas do repertório de Clara como ”Canto das Três Raças“, “Misticismo da África e do Brasil“, “Nação“ e “Juízo Final“, foram enormes fontes de ideia para a dramaturgia contar a estória de Mãe Anaya, que luta contra a intolerância religiosa e os interesses capitalistas de Jesus dos Santos, na defesa de seu Terreiro de Umbanda e Candomblé.
O processo de pesquisas para o espetáculo será aberto ao público, trazendo uma série de vivências sobre Ancestralidade, Técnicas Teatrais, Mitologia dos Orixás, Dança Indígena, Africana e claro, a carreira de Clara será abordada.
Racismo religioso atual
Uma pesquisa coordenada pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras aponta que, quase a metade de 255 terreiros registrou até cinco ataques a seus espaços religiosos nos últimos dois anos, tendo aumento de até 106% em denúncias entre os anos de 2021 e 2022.
“Toda forma de preconceito ou discriminação que a humanidade propõe há séculos, para si mesma, serve para manter acesa a essência selvagem, combinada com a necessidade de controle humano.”, completa, Alexandre Cuba, gestor da Trinca Produtora que atualmente representa a Companhia Ágata e irá coproduzir ”Terreiro dos Aflitos”.
Espetáculos que discutem a sociedade
Fundada em 2001, a Companhia Ágata de Artes vem perseguindo discussões sociais em seus últimos projetos, como a homofobia em
“O Retrato de Oscar Wilde”, e o racismo sob a ótica feminina em “Mulheres Negras”.
Clássicos como “Hamlet”, de Willian Shakespeare e “O Cortiço” do brasileiro Aluísio Azevedo também foram visitados.
Serviço
“TEATRO E ANCESTRALIDADE”
CONTEÚDO:
- Ancestralidade: o que é e qual a importância
- Dança Indígena
- Dança Africana
- Vivência de dança Indígena com tambor e outros elementos
- Vivência de dança africana
- Mitologia: O que é e importância
- Mitologia dos Orixás
- Dança dos Orixás
- Dança Afro Contemporâneo
- Introdução à dança percussiva
- Dança Percussiva
- Introdução a Técnicas Teatrais
- Análise do Texto e Personagens: “Terreiro dos Aflitos”
- Ao final do processo, participantes poderão participar da montagem e apresentação do espetáculo.
A partir de 28.04
Maiores Informações sobre como se inscrever para as vivências. “Teatro e Ancestralidade” poderão ser obtidos através do WhatsApp: (11) 98678-5420.
Aberto a todos que se interessa por Ancestralidade, Religião de Matriz-Africana ou Teatro, com ou sem experiência.
Por: Carvalho Oliveira – MTB: 79.298-SP – (11) 98678-5420