Evento será realizado, acima de tudo, em julho, em Brasília, depois de sete anos suspensa
A experiência de Mauá será levada por dois representantes para a V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Ela acontece em julho, em Brasília.
O tema é “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência – construindo um Brasil mais inclusivo”.
Havia sete anos que o encontro não era realizado.
A etapa estadual, de 11 a 13 de março, teve quatro representantes da cidade.
Foram Patrícia Bernardo de Souza, Rogério Berelli Saito e, os delegados eleitos para a Conferência Nacional, Letícia Perez Pardo Dias, representando o poder público, e Thiago Almeida, representando a sociedade civil, para defender as propostas definidas para o Estado de São Paulo.
Os quatro delegados participaram, da mesma forma, da Conferência Municipal em novembro de 2023.
A mesma fora convocada, acima de tudo, pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e coordenada pela Secretaria de Assistência Social.
Na ocasião, foram debatidas e aprovadas, portanto, as propostas para as etapas seguintes.
Os debates abordaram, em conclusão: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; Financiamento da promoção de direitos da pessoa com Deficiência; Cidadania e Acessibilidade; Desafios para a comunicação universal entre outros.