Inspirado no Moeda Pet, de Santo André, novo programa da Prefeitura estimula reciclagem, geração de renda e atende animais em vulnerabilidade
No sábado (09.03), na Tenda Multicultural do Complexo Ayrton Senna, o lançamento oficial do programa ‘Tigela Cheia’, desenvolvido pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, contou com a adesão dos munícipes e possibilitou, acima de tudo, a troca de 200 kg de garrafas plásticas por ração de cães e gatos.
Inspirado no programa Moeda PET, implementado pela Prefeitura de Santo André e pelo Núcleo de Inovação Social do município, o “Tigela Cheia” possibilita, por exemplo, que, a cada quilo de garrafa pet entregue, os participantes recebam uma quantidade correspondente de ração para animais, que pode ser destinada às ONGs e protetores independentes da Estância.
Todo material reciclável oriundo do “Tigela Cheia” contribui, em primeiro lugar, para a geração de renda dos profissionais da Cooperpires.
A cooperativa é de catadores de materiais recicláveis da cidade, e a ação, consequentemente, estimula a coleta seletiva e reciclagem em Ribeirão Pires.
Gratidão
O prefeito Guto Volpi expressou sua gratidão à população pelo apoio ao ‘Tigela Cheia’. “É incrível ver o engajamento dos nossos munícipes em ações que promovem a sustentabilidade e o cuidado com os animais. Esta é apenas a primeira de muitas edições que estamos planejando, e esperamos que o programa cresça e se fortaleça ao longo do tempo”, declarou o prefeito.
Acompanhado da família, Alexandre Tiezzi realizou a doação de 1 kg de garrafa pet. “O projeto é excelente, porque tira as garrafas que seriam jogadas no meio ambiente e as leva para um local onde serão descartadas corretamente. Essa ração será doada para animais que precisam de ajuda”, comentou.
A primeira edição do ‘Tigela Cheia’ contou com o apoio do Cerealista Oliveira, da Native e da Penapel que, juntos, doaram 400kg de ração para serem trocadas pelas garrafas pet.
O evento contou, além disso, com a Feira de Adoção de Cães e Gatos que doou 11 pets para munícipes da Estância.
Todos castrados e vacinados, ou com garantia do procedimento pelo poder público municipal.
A vacinação antirrábica aplicou, em conclusão, 90 doses de imunizantes em pets.