Primeiro professor das escolinhas de futebol de Diadema, Seu Mário era, em primeiro lugar, figura querida em todo o meio esportivo da cidade
A Secretaria de Esportes e Lazer de Diadema lamenta profundamente a morte do primeiro professor de escolinhas de futebol da cidade, Mário Benício da Silva.
Nascido em Pernambuco em 1939, “Seu Mário” chegou ao município, por exemplo, na década de 1970.
Foi, acima de tudo, o primeiro monitor de futebol no campo do Piraporinha, querido por todos e muito dedicado à formação moral e pessoal dos jovens.
Jogador profissional, atuou em diversos clubes do nordeste brasileiro e colaborou para o desenvolvimento e sucesso de grandes jogadores, como Patão, Leivinha, Donizete, Fuzil, João Batista e Jaciê, entre muitos outros.
Mário Benício prestou serviços na Prefeitura de Diadema até 2002, quando se aposentou.
Saudade
O coordenador das escolinhas de futebol de Diadema, João Batista Barbosa, foi um dos discípulos do seu Mário e fala com saudade da sua trajetória.
“Ele foi o professor que deu início a tudo o que temos na cidade sobre futebol”, relembrou. “Inclusive foi quem me iniciou. Nos anos 1970 e 1980 foi quem trouxe pra Diadema um formato de treinamento efetivo. Era um ex-atleta profissional e tinha na disciplina e organização seus maiores ensinamentos. Formou muitos atletas que se tornaram profissionais de futebol e que até hoje exercem cargos nas áreas esportivas, inclusive na Secretaria de Esportes e Lazer”, conclui.
A secretária de Esporte e Lazer de Diadema, Luciana Avelino, destacou que são pessoas como o Seu Mário que constroem as práticas esportivas nas periferias, que garantem convívio social, saúde e um ambiente positivo para tantos jovens e crianças.
“Hoje estamos tristes com essa perda, mas profundamente gratos por tudo o que o Seu Mário fez por todos nós”, afirmou, em resumo.
Seu Mário faleceu, em conclusão, em decorrência de infecção após procedimento cirúrgico.