O setor varejista desponta como líder no aproveitamento do WhatsApp como ferramenta de vendas, com 74% dos varejistas no país utilizando o aplicativo para abordar diversas etapas do processo
Apesar da concorrência, o WhatsApp permanece, em primeiro lugar, como a plataforma digital mais utilizada no Brasil, com 93,4% dos brasileiros possuindo uma conta, segundo o Instituto “We Are Social”, colocando-o em primeiro lugar na preferência dos consumidores.
No ranking, o YouTube ocupa, além disso, o segundo lugar, com mais de 140 milhões de usuários.
O setor varejista lidera a utilização do WhatsApp, com 74%, seguido por Mercado Imobiliário (70%), Saúde e Estética (67%), e Software e Cloud (40%), conforme levantamento da RD Station com mais de 1.600 profissionais.
Esses números evidenciam, acima de tudo, a relevância do WhatsApp em diversas áreas de negócios.
Consolidando-o, da mesma forma, como ferramenta essencial para comunicação e estratégias de vendas no cenário empresarial brasileiro.
Forma manual ainda tem 50%
Mas, apesar da popularidade do WhatsApp no País e do aumento do uso de Inteligência Artificial, cerca de 50% ainda o utilizam de forma manual, enviando mensagens individuais ou por listas de transmissão.
Esse formato demanda recursos significativos e mais tempo em estratégias que podem não gerar os resultados desejados.
Dada a ampla utilização da ferramenta pelo setor varejista, fica evidente a necessidade de investir em automação.
“A automação apresenta um potencial significativo para melhorar a eficiência e a satisfação do cliente, especialmente em áreas como vendas, atendimento ao cliente e marketing. É importante ressaltar que a automação não substitui o atendimento humano, mas contribui com tarefas repetitivas, permitindo que os agentes se concentrem em demandas mais complexas”, conta Miriã Plens, CMO do grupo IRRAH.
Para atender a um mercado cada vez mais ágil e tecnológico, o grupo IRRAH, startup paranaense especializada em moda e varejo, apresenta soluções inovadoras.
Uma delas é o Dispara Aí, que possibilita o envio simultâneo de campanhas para múltiplos destinatários.
Tem ainda a opção de adicionar mais números para enviar campanhas distintas.
A ferramenta é ideal para empresas que buscam realizar envios de WhatsApp marketing, estabelecer fluxos de automação e avaliar os resultados de suas campanhas.
A empresa também desenvolveu o Z-Api, uma API intuitiva que permite integração rápida entre empresas e o WhatsApp.
Com o Z-Api, é possível concentrar esforços no que realmente importa: o seu negócio.
As variadas opções de integração, como a construção de bots de atendimento e notificações por WhatsApp, otimizam processos.
Além disso, aprimoram a interação com os clientes.
“O uso de tecnologia para atendimento e marketing é um caminho sem volta no Brasil e no Mundo. Os benefícios passam pelo aprimoramento do atendimento e o ganho de competitividade no mercado”, diz, em conclusão, Miriã.