O vereador Caio Salgado (PL) protocolou indicação junto à Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida (Sedef) para realização de estudos para disponibilizar o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos períodos matutino e noturno.
O objetivo da propositura é que mais pessoas possam aprender e se comunicar em Libras.
Na justificativa da indicação, Caio Salgado explica a importância de mais pessoas terem acesso a esse tipo de linguagem.
“São muitas as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência auditiva”, alega, o parlamentar.
E diz ainda: “A população está cada vez mais empenhada em aprender tão importante meio de comunicação para que se reduzam as barreiras”
E complementa: “E esse curso vem ao encontro dessa necessidade.”
Ainda de acordo com a indicação, atualmente o curso é ofertado pela Sedef das 15h às 16h, às quartas-feiras.
Isso conflita com horários de trabalho e demais atividades cotidianas, impossibilitando que os interessados possam participar.
“Com o aumento do número de pessoas habilitadas com a Libras, iremos diminuir as barreiras de comunicação, proporcionando a inclusão social e mais qualidade de vida às pessoas surdas, para que possam estar integradas à sociedade. Além disso, a Libras é um fator muito importante para a construção da cultura e identidade da comunidade surda brasileira”, discorre Caio Salgado.