Diadema na Conferência Nacional de Educação – CONAE 2024

In ABCD, Canto do Joca, Educação On
Secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches

Secretária de Educação estará no evento que vai definir o Plano Nacional de Educação para a próxima década

Depois da realização das etapas municipais, em outubro, e das etapas estaduais, em novembro, a Conferência Nacional de Educação (CONAE) será realizada entre 28 e 30 de janeiro na Universidade Federal de Brasília (UnB).

A secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches, vai participar do evento, que contará com a presença de representantes da área de Educação de todo o País, do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Educação, Camilo Santana, e do coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno Araújo, além de autoridades, representantes da sociedade civil e da comunidade acadêmica.

Promovida pelo MEC e coordenada pelo FNE, a conferência terá como tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social desenvolvimento socioambiental sustentável”.

A expectativa é gerar diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da educação no País, articuladas com os planos decenais de educação nos estados, no Distrito Federal e nos municípios, fortalecendo a gestão democrática, a colaboração e a cooperação federativa.

Os resultados das etapas estaduais e municipais vão contribuir com o diagnóstico da educação brasileira e também com diretrizes, metas e estratégias para a construção do Plano Nacional de Educação (PNE) para o período entre 2024 e 2034.

A secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, afirma que Diadema compõe o novo ciclo de decisão do Governo Federal, a partir da retomada das conferências.

“Aqui em Diadema realizamos a primeira etapa elaborando e selecionando propostas, que foram para a conferência intermunicipal e depois para a etapa estadual. Agora, vamos a Brasília com representantes de Diadema para a etapa nacional”, diz, em resumo.

As conferências municipais tiveram ampla participação social, com representantes de vários segmentos educacionais, órgãos do poder público, entidades, organizações e movimentos que atuam na área e em defesa da educação.

O processo mostra uma construção baseada em ampla discussão, contribuições e com as mais variadas formas de mobilização e debates em todas as etapas, com participação das comunidades escolar e acadêmica, bem como dos diversos setores e segmentos que constroem a educação pública e privada, nos diferentes níveis, etapas e modalidades da educação.

“A importância da CONAE é que um planejamento para os próximos dez anos nos dá caminhos, metas e resultados a serem alcançados, visando a melhoria necessária da educação brasileira. Cada ente federado terá suas tarefas definidas e ações específicas para o cumprimento dessas metas, que foram estabelecidas e acordadas de forma democrática, inclusiva e participativa”, afirma, em conclusão, Ana Lucia.

Saiba mais sobre a CONAE 2024: https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conferencias/conae-2024

Veja a programação completa: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/eventos/conae-2024-etapa-nacional

Foto: Erick Santana/PMD

 

You may also read!

Guto entrega Unidade de Saúde da Família na Vila Sueli, em Ribeirão Pires

Em dois anos, essa é a 4ª inauguração na rede de Atenção Básica da cidade; gestão deve chegar ao

Read More...

Casa do Hip Hop completa 10 anos neste sábado (06.12)

Ao longo deste tempo, importantes artistas do cenário nacional se apresentaram, em primeiro lugar, no equipamento cultural Inaugurada oficialmente em

Read More...

São Bernardo lança ‘Passaporte da Inclusão’ e garante gratuidade a pessoas com deficiência e TEA em parques

Iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inclusão e o direito ao lazer; alegria e emoção deram o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu